10 dicas de segurança para donos de bicho no natal e ano novo Categoria: Cuidados | 21 de Dezembro de 2012 | Por: Aline Ailetos 1

Donos de cães e gatos devem preparar a sua casa para o natal e o réveillon e para a chegada de convidados pensando em seus animais. Confira a seguir 10 dicas de segurança para você passar a época de festas tranquilo com seus animais de estimação.

gato no natal

Dica 1. Deixe sua árvore de Natal presa

gato e árvore de natalDonos de cães e principalmente de gatos devem manter a sua árvore de Natal presa para evitar acidentes, já que ela é um ótimo convite para escaladas. Para prende-la você pode colocar um gancho na parede, passar um barbante na árvore e amarrá-la ao gancho. Outra alternativa é, como eu, desistir de árvores de Natal!

 

Crédito: justj0000lie

 

Veja também: Celebrando o natal com cães e gatos

 

Dica 2. Tenha cuidado com fios elétricos

gato e luzes de natalAs luzes que enfeitam a nossa casa no Natal também podem ser perigosas para nossos animais de estimação. Dessa forma, mantenha-as fora do alcance dos cães e gatos, sendo uma alternativa para isso colocar os fios das luzes dentro de canaletas.

 

Crédito: justj0000lie

 

 

Dica 3. Use somente enfeites seguros para cães e gatos

Cães e principalmente gatos adoram brincar com tudo o que encontram pela frente. Portanto, procure evitar enfeites pequenos ou que são facilmente destruídos e ingeridos pelos bichos, uma vez que isto pode provocar uma obstrução gastrointestinal, o que pode levar a um quadro de vômitos e, em consequência, desidratação, podendo ser até necessário uma cirurgia para a retirada do material de dentro do seu animal. Enfeites quebráveis, como os de vidros também devem ser evitados.

 

Dica 4. Cuidado com velas acesas

gato e velas de natalSe você for enfeitar sua casa com velas e não quiser ficar vigiando-as, mantenha-as em um local fora do alcance dos seus animais para que eles não se queimem. Para os donos de gatos, este é um desafio um pouco maior, já que eles alcançam muitos locais da casa.

 

 

Crédito: Dace Kiršpile

 

Dica 5. Deixe seu bicho em um ambiente tranquilo

cachorro protegido no natal e ano novoSe você for receber pessoas em sua casa, isole um cômodo e mantenha seus animais nele. Muitos dos bichos, principalmente gatos, não gostam de pessoas estranhas e provavelmente irão preferir passar o natal e o réveillon dormindo tranquilamente. No caso do réveillon, é também muito importante manter seus animais em um ambiente protegido para que eles sofram menos com a queima dos fogos de artifício.

Crédito: graymalkn

 

 

Dica 6. Mantenha comidas fora do alcance dos animais

cachorro e comida de natalSe o seu animal de estimação gosta de festa e for participar do seu natal ou réveillon procure deixar os alimentos, principalmente os doces, fora de seu alcance, além de pedir para que os convidados não dêem comida para ele. Muitas vezes estas comidas de festa não nos caem bem, imagine para os nossos bichos.

 

Crédito: ozmafan

 

 

Dica 7. Mantenha as bebidas alcoólicas fora do alcance dos animais

Animais de estimação não devem ingerir bebidas alcoólicas, pois são prejudiciais a eles e podem inclusive levá-los à óbito. Dessa forma, mantenha as bebidas fora do alcance de seu cachorro ou gato e, mais uma vez, maior atenção aos gatos.

 

Dica 8. Mantenha os animais fora do alcance de convidados embriagados

Pessoas embriagadas podem se tornar um grande incomodo para o seu cachorro ou gato. Assim, com o avançar da festa, mesmo que o seu bicho esteja tranquilo no meio das pessoas, talvez seja interessante levá-lo para aquele quarto protegido.

 

Dica 9. Dê presentes próprios para os animais

presente de natal para cachorroMuitos donos gostam de presentear seu animais em datas como o natal. Caso você seja um destes donos, dê presentes que sejam próprios para os animais de estimação. Roupas e brinquedos de humanos são muitas vezes inadequados e até perigosos para os nossos cães e gatos. Além disso, hoje em dia são encontradas muitas opções próprias para animais de estimação.

 

Crédito: footloosiety

 

Dica 10. Cuidado na escolha das plantas

Se você for decorar sua casa com plantas vivas ao invés das de plástico, tome cuidado para não escolher uma planta que seja tóxica para cães e gatos. Caso você não tenha certeza de que a planta não seja tóxica, deixa-a fora do alcance dos seus animais.

Seguindo estes e outros cuidados básicos, você e seus animais terão um natal e réveillon tranquilo e sem contratempos. Boas festas!

Este artigo foi inspirado no post 10 Holiday Safety Tips for Pet Owners

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

One Trackback

  1. Por CUIDADOS COM OS GATOS NO NATAL | Blog Percane dia 21 de Dezembro de 2016 às 10:02 am

    […] Adaptado do site Meu dono é o bicho […]

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*