A importância da vacinação Categoria: Vacinação | 31 de Outubro de 2011 | Por: Aline Ailetos 0

Nós seres humanos e os nossos estimados cães e gatos, além de muitos outros animais, possuímos um sistema imunológico responsável por combater os agentes infecciosos, sendo estes microrganismos que nos causam diversas doenças. Naturalmente, nosso sistema imunológico produz uma resposta à infecção destes microrganismos, porém muitas vezes tal resposta não é específica ou rápida o suficiente para que a doença seja evitada. E com a doença estabelecida, podemos eventualmente perder o combate.

Esta realidade era muito comum antigamente e doenças como a viral varíola provocaram a morte de milhões de pessoas, o que inspirou desenvolvimento de medidas para o combate a estas doenças. E foi justamente a varíola a doença que promoveu um dos mais poderosos métodos de prevenção de diversas doenças: a vacinação. Através da inoculação da varíola bovina, uma forma mais branda da doença, as pessoas se tornavam imunes à forma severa, a varíola humana.

Assim, a vacinação consiste em uma pré-exposição ao agente infeccioso atenuado para que o organismo produza uma resposta imunológica sem manifestar a doença. Desta forma, o sistema imunológico produz anticorpos específicos a antígenos reconhecidos através desta pré-exposição e quando o organismo entrar em contato com a forma patogênica do agente infeccioso, a resposta imunológica será mais eficaz graças à memória imunológica adquirida. Com isso, na grande maioria dos casos, a doença não se manifesta e o organismo é dito imune.

Existem vacinas que são essenciais aos nossos animais e são responsávels pela prevenção de doenças severas e que apresentam grande mortalidade como a cinomose, a parvovirose e a raiva, além de outras. A raiva, inclusive, é uma zoonose grave e que mata tanto animais quanto pessoas assim que os sintomas começarem a ser manifestados. Por conta da gravidade da doença, a vacina antirrábica foi a primeira produzida após a formalização dos estudos sobre imunização e não é à toa que o governo brasileiro gasta milhões de reais todos os anos com as campanhas de vacinação contra a raiva. Portanto, não negligencie o protocolo de vacinação do seu bicho de estimação proposto pelo médico veterinário. Vacinação é questão de saúde.

Crédito da foto: 807MDSC

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*