Adoráveis manias felinas – comportamento dos gatos Categoria: Comportamento | 8 de Dezembro de 2011 | Por: Aline Ailetos 6

O convívio com animais de estimação às vezes exige certa dose de paciência e desprendimento. Antes de aquirir um gato é bom conhecer seu comportamento, pois os gatos não são animais fáceis de serem controlados.

Para um grande número de pessoas, o convívio com animais de estimação traz imensa satisfação. No entanto, tudo que tem um lado bom pode ter também o seu reverso, o que é este caso do convívio com nossos estimados bichos. Quando o assunto é gatos, então, haja estripulias, já que é mais difícil controlá-los ou manter objetos longe do seu alcance.

Não sei qual é o seu sentimento com relação às artes dos seus bichanos, mas eu, como dona babona que sou, acabo me divertindo junto com eles, mesmo tendo que arrumar toda a bagunça que eles deixam pela casa. Ainda, não é só de bagunça que vive o gato, muitos apresentam diversos comportamentos mais contidos, mas que podem nos causar alguma estranheza a princípio. Dessa forma, decidi compartilhar com vocês as manias dos meus felinos como uma maneira de atestar a minha corujice e para que as pessoas que estejam pensando em adquirir um gato possam imaginar situações com as quais elas podem ter de lidar.

 

Ao amanhecer

Crédito da foto: RBerteig

Apesar de o período da manhã ser o que eu tenho maior disposição, sempre gostei de acordar tarde nos dias em que isso era possível. Depois que adotei meus gatos, isso nunca mais foi possível. Logo nos primeiros raios do sol começam os miados, as brincadeiras, as andanças por cima de mim. E depois que eu levanto e não resta mais nenhuma chance de eu voltar para a cama, eles decidem que é hora voltarem a dormir. Muito digno da parte deles! Honestamente, não sei se as movimentações deles ocorrem durante toda a noite e eu não percebo, já que os gatos são animais noturnos, ou se eles começam a ficar ativos logo pela manhã. Já vi relatos de pessoas que não conseguem dormir devido às bagunças felinas durante a noite. Dessa forma, considerando este panorama, meus gatos são uns amores!

 

Esportes radicais

Gatos são animais muito ágeis e adoram subir em todos os lugares. Manter enfeites intactos em casas com felinos costuma ser um desafio. Além de subir, muitos gatos adoram escalar. Cortinas costumam ser propícias para estas escaladas. Tenho um gata adepta a esta modalidade de esporte. Porém, apesar de ela também gostar da cortina, a churrasqueira é o que ela mais gosta de escalar. Sempre que ela ouve passarinhos andando pelas telhas acima da churrasqueira ela parte para a escalada. Aliás, churrasqueira é um ponto da casa que merece atenção para evitar que seu gato saia de casa. Aqui a churrasqueira é telada.

Na foto: Meleca escalando a churrasqueira, detalhe para a tela

Leia também: Preservando a vida dos nossos gatos

 

Eternos bebês

Crédito da foto: The Other View

Alguns gatos, talvez por serem desmamados precocemente, tem a mania de mamar em objetos, pessoas ou outros animais. Quem nunca presenciou este comportamento pode estranhá-lo bastante a princípio. Bom, eu estranhei e demorei um pouco para entender. Tenho uma gata que quando filhote mamava no lobo da minha orelha e depois de adulta (sim, ela já tem mais de dois anos a ainda mama), passou a mamar no meu dedo. É sempre no mesmo dedo, tenho até um calinho por conta disso. Meu gato quando filhote começou a mamar na minha outra gata, mas como machucava eu não deixava. Depois de um tempo ele parou.

 

Energia que dá gosto

Crédito da foto: kaibara87

Os felinos podem dormir aproximadamente 16 horas por dia. Porém quando estão acordados costumam ser muito ativos. Existem momentos em que pode ser necessário que você se desloque para locais altos como mesas ou cadeiras (e pode ser que nestes locais você também não esteja seguro) para evitar ser atropelado por um bichano a uma altíssima velocidade.

 

Design de interiores

Animais de gosto apurado (ou excêntrico), os gatos geralmente discordam da decoração da sua casa. Devido a isso, eles mantêm objetos espalhados pelo chão, arranham sofás, estilizam rolos de papel higiênico. Meu gato vai ainda mais longe e abre todas as portas dos guarda-roupas, por certo à procura de novos itens de decoração. Teve um dia em que deixei uma gaveta um pouco aberta e encontrei todas as minhas roupas íntimas jogadas pelo chão!

 

 

 

Crédito da foto: Dan4th

 

Bilingues, poliglotas

Gatos miam, alguns miam bastante. Minha gata passou a miar até mesmo enquanto brinca. Além de miar você pode encontrar gatos que latem e até mesmo que se arriscam no português. Meu gato é um exemplo de bicho poliglota. Ele conversa comigo, late, grita, apresenta uma série de sons peculiares. Porém, desconfio de que ele não saiba miar!

 

 

 

 

Crédito da foto: Rob!

 

Enfim…

Este texto teve uma tentativa de um tom de humor para relatar as peripécias felinas, mas em alguns casos o assunto é sério. Muitos comportamentos felinos podem resultar em abandono, o que é um grave problema social e para as grandes populações de animais de rua. É por isso que sempre digo que manter um animal de estimação deve ser um ato consciente e de grande responsabilidade, pois muita vezes devemos ter altas doses de paciência e de desprendimento. Eu particularmente sou apaixonada pelos felinos, assim como pelos cães, não só pelo companheirismo destas espécies, como também por estas pequenas (ou grandes) artes. Por mais trabalho que eles possam dar, sempre existem casos nos quais podemos nos divertir. Se você for adquirir um gato, esteja consciente de que podem existir certas dificuldades mas procure se divirtir com elas também!

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

6 Comentários

  1. 26 de Setembro de 2012 às 6:35 pm

    Ha ha ha. Bem divertido o texto.
    É incrível como eles aprontam né? Só tenho uma gata mas ela é capaz de colocar a casa de cabeça para baixo se deixar rs. Ela possui várias manias, uma delas é de brincar de pega-pega…De manhã ela está com a corda toda corre de lá pra cá e quer ser perseguida e encontrada. Também possui o costume de mamar o lobo da minha orelha rs.
    É super divertido ver o quanto os felinos se sentem felizes com pequenos gestos, basta fazer uma simples bolinha de papel que eles brincam horas à fio e depois chegam a agradecer ao dono pela brincadeira =)
    Os animais são fascinantes!
    Beijos.

    • 26 de Setembro de 2012 às 9:46 pm
      Aline Ailetos

      Oi Alinne,
      Realmente os felinos adoram aprontar, donos de gatos sempre têm muitas histórias para contar! Meus gatos brincam de pega-pega entre eles, nunca me deixaram participar da brincadeira deles. Mas quando faço uma bolinha de papel ou quando balanço um fio, aí sim tenho a atenção de todos eles. É interessante você falar de o gato agradecer ao dono pela brincadeira, porque da maneira deles, os gatos sabem se expressar muito bem, não é?
      Obrigada pelo comentário!
      Beijo.

  2. 25 de Abril de 2013 às 5:24 pm
    Maíra

    Morri de dar risada dos seus “filhotes”, deixaram 2 presentes no meu telhado á pouco mais de 15 dias, 2 gatinhas lindinhas, uma delas é super esperta.. usa a caixa de areia, e adora dormir durante a noite, já a outra, gosta de mamar e dificilmente usa a areia,qnto as mamadas percebi q é próximo a hora de dormir, se ela encostar e começar a mamar na pontinha da coberta,travesseiro,meu cabelo, a dobrinha da minha axila é hora de dormir, aí eu pego ela coloco perto d mim e fico fazendo carinho para evitar as mamadas… pensem e comprar até uma mamadeira e deixar na caminha estrategicamente para que elas durmam em sua caminha,pq qndo elas acordam no meio da noite eu e meu marido viramos campo de batalha.. elas pulam,correm, mordem,arranham,miam..enfim, já me apeguei muuito as duas e vou ficar com elas.. só me incomodo qndo encontro elas dormindo na minha gaveta.. rs.. mais é até engraçado!

    • 26 de Abril de 2013 às 3:27 pm
      Aline Ailetos

      Oi Maíra,
      Adorei conhecer um poucos das suas gatinhas! Minhas gatinhas quando eram filhotes também me faziam de campo de batalha. Agora adultas até ficam quietinhas durante a noite, mas se eu resolvo dormir até um pouco mais tarde, a guerra em cima de mim começa!
      Obrigada pelo comentário!

  3. 13 de Junho de 2013 às 7:25 pm
    Reinaldo França

    eu tambem tenho uma gata que desde filhote tem a mania de ficar mamando o lobulo da minha orelha,quando filhote ,a Francisca(nome da minha gata)mamava quase toda hora ,mas acho que ela fazia pra pedir leite pois quando eu colocava leite pra ela ,ela largava minha orelha e ia beber leite,mas agora depois de adulta ela continua com esta mania,mas só na parte da manha antes de comer sua ração e a noite antes de dormir,e uma observação,ela dorme de23hs ate as 06hs se naõ mexerem com ela.

    • 14 de Junho de 2013 às 9:29 am
      Aline Ailetos

      Oi Reinaldo,

      Bom, nunca dei leite para a minha gata que mama no meu dedo e até hoje (ela já tem 4 anos) ela não perdeu essa mania. E ela mama sempre que tem a oportunidade, ou melhor, sempre que eu deixo.
      Você tem sorte, sua gata dorme a noite toda, tem muita gente que tem problema com isso! Eu não posso reclamar dos meus, mas eles acordam as 5:30, o que é muito cedo né! hehe
      Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar um pouco das manias da Francisca!

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*