Dicas de cuidados para gatos – Alimentação Categoria: Cuidados | 12 de Abril de 2012 | Por: Aline Ailetos 154

Ao adquirir um gato adulto ou filhote tenha em mente que é preciso cuidar da sua alimentação. Para isso é importante analisar os diferentes tipos de rações disponíveis no mercado, além de outras opções de dieta e ainda, deve-se manter água fresca sempre disponível.

Este artigo faz parte da série Dicas de cuidados para gatos.

Nos artigos anteriores eu abordei os cuidados básicos necessários com a saúde, a segurança e a higiene dos nossos gatos. No artigo de hoje eu trago dicas de cuidados relativos à alimentação, que também são indispensáveis para se criar um gato. Assim como ocorre com a saúde, a segurança e a higiene, o dono é responsável por cuidar da alimentação do seu animal de estimação, a qual é também um preceito da guarda responsável.

Leia também: Alguns tópicos sobre a guarda responsável

Ração seca é a melhor alimentação para o meu gato?

Muitos donos alimentam os seus gatos apenas com ração seca. Além de ser muito mais prática, uma boa parte dos gatos se adaptam rapidamente a este tipo de alimentação, recusando outras opções como rações úmidas ou carne. Ainda, foram desenvolvidos inúmeros estudos científicos para se chegar às fórmulas das rações de hoje, que devem suprir adequadamente as necessidades nutricionais diárias dos gatos. A base da alimentação dos meus gatos é ração seca e minhas duas gatas não aceitam muita coisa além disso.

Contudo, um dos grandes problemas da ração seca na alimentação dos gatos está relacionado à ingestão de água, pois a ração seca contém apenas 10% de água. Gatos que se alimentam de suas presas, as quais representam 80% de água, ingerem quase toda a água necessária em sua alimentação, tendo que beber pouca água adicional. Além disso, os gatos domésticos são descendentes de gatos selvagens que habitavam desertos e que, por isso, eram adaptados à ingestão de pouca água. Dessa forma, os gatos bebem muito pouca água espontaneamente e como a ração seca oferece uma pequena quantidade de água, muitos bichanos que recebem esta dieta acabam apresentando algum problema urinário.

Para contornar este problema, muitos defendem que a ração em lata pode ser uma melhor opção de alimentação para gatos, pois a quantidade de água disponível é muito maior e correponde a cerca de 80%. Porém, neste ponto eu levanto duas questões. A primeira é com relação ao custo, uma vez que a ração em lata para gatos é mais cara do que a ração seca. O outro ponto é em termos de praticidade, pois a ração úmida deve ser retirada logo do pote pois estraga muito rapidamente.

Ainda, é possível que o seu gato não goste da ração úmida. Apenas o meu gato gosta da ração em lata, minhas duas gatas comem um pouco e bem pouco apenas se estiverem realmente com fome e se a ração for de atum.

 

Afinal, qual é a melhor ração para gatos

De acordo com este artigo do médico veterinário Gabriel Dias, a melhor ração para o seu gato depende de alguns fatores, como a idade, estilo de vida e predisposição a doenças. No caso de gatos predispostos a problemas urinários, a ração úmida é um importante fator a contribuir com a ingestão de água, o que é bastante necessário para estes felinos.

Caso a opção de dieta para o seu gato seja a ração seca, eu sempre indico que seja considerada também a qualidade desta ração. Existem diferentes classificações de rações baseadas no material e na composição utilizados em sua produção, sendo elas então classificadas em rações de combate, standard, premium, superpremium, além das rações lights e terapêuticas que devem ser dadas apenas com a recomendação de um veterinário.

Existia uma Instrução Normativa do Ministério da Agricultura que determinava os níveis de garantia exigidos para rações de cães e gatos. No entanto, esta instrução foi revogada por outra que não apresenta tais níveis (eu pelo menos não encontrei, mas não sou muito esperta com leis). Mesmo assim, eu vi várias referências e muitas delas atuais a estes níveis de garantia, o que me fez crer que ainda vale a pena considerá-los. Dessa forma, as rações para gatos filhotes e adultos devem apresentar os seguintes parâmetros:

Níveis de garantia (%)

Filhotes

Adultos

Umidade (máx) 12,00 12,00
Proteína bruta (mín) 28,00 24,00
Extrato etéreo (mín) 8,00 8,00
Materia fibrosa (máx) 4,50 5,00
Materia mineral (máx) 12,00 12,00
Cálcio (máx) 2,00 2,40
Fósforo (mín) 0,80 0,60

 

Quando é estabelecido um limite máximo de um parâmetro, a ração deve apresentar um valor igual ou abaixo dele e quando é estabelecido um limite mínimo, a ração deve garantir um valor igual ou acima. Para comparação eu peguei os níveis de garantia de uma ração superpremium e uma standard de marcas diferentes, os quais podem ser observados abaixo:

Níveis de garantia (%)

Superpremium

Standard

Filhotes Adultos Filhotes Adultos
Umidade (máx) 10,00 10,00 12,00 12,00
Proteína bruta (mín) 34,00 32,00 32,00 30,00
Extrato etéreo (mín) 18,00 17,0 9,00 9,00
Materia fibrosa (máx) 3,50 3,50 4,00 4,00
Materia mineral (máx) 8,00 7,50 10,00 8,50
Cálcio (máx) 1,50 1,40 2,00 1,20
Fósforo (mín) 0,80 0,60 0,80 0,70

 

Não irei analisar estas composições e nem tenho condições para isso, mas é possível fazer algumas observações. Ambas as rações estão dentro dos níveis de garantia estabelecidos, mas deve ser dada especial atenção a dois parâmetros, a proteína bruta e o extrato etéreo, que são os princiais componentes da ração e os mais importantes da dieta dos gatos. Ambos os parâmetros são superiores na ração superpremium, o que confere uma maior qualidade a ela.

Ainda, é importante analisar em conjunto com estes níveis de garantia a matéria-prima utilizada para a composição da ração. Rações superpremium são mais caras porque utilizam fontes mais nobres de proteínas, como carne e vísceras ao invés de subprodutos (bicos, unhas), apresentando em consequência uma maior digestibilidade, ou seja, estas proteínas de fontes mais nobres são melhor aproveitadas pelo organismo. A maior comprovação deste melhor aproveitamento é que os gatos se saciam com uma menor quantidade de ração superpremium e o volume de fezes é também muito menor.

O último detalhe importante é que rações de melhor qualidade costumam não ter corantes, que não contribuem em nada para a ração e eu não entendo porque são adicionados. Qual é o sentido de oferecer uma maior quantidade de produtos artificiais cuja única finalidade é deixar a ração mais bonitinha? Garanto que o seu gato nem liga para isso.

Eu sei que as rações superpremium são bem mais caras, mas se você tiver apenas um gato, acredito que a alimentação dele mesmo com ração superpremium não seja tão onerosa. Lembre-se de que ele precisará comer bem menos e que talvez precise de menos gastos com veterinário também. E se forem mais gatos, é possível comprar pacotes maiores, em que o preço do quilo da ração é menor. Eu compro um pacote de 7,5 kg de ração superpremium para três gatos, que dura aproximadamente 50 dias e é conservada dentro da embalagem própria e dentro, por sua vez, de um tonel.

Mesmo que a ração seca seja a opção de alimentação para o seu gato, é recomendado oferecer regularmente ração em lata para aumentar a ingestão de água.

 

Ração para gatos sempre disponível?

Deixar ou não a ração sempre disponível para o gato é uma questão um tanto controversa. Eu fui orientada tanto pelos protetores com quem adotei meus gatos quanto pelos veterinários da época a deixar a ração sempre disponível, pois como o gato caça pequenas presas, ele é adaptado a fazer pequenas refeições várias vezes ao dia. No entanto, esta prática pode contribuir para a obesidade se você tiver um gato mais gulosinho. Eu deixo a ração sempre disponível e tenho uma gata acima do peso (para não dizer gordinha), mas meus outros dois gatos são magrinhos. O ideal é conversar com o médico veterinário sobre a possibilidade de deixar ou não ração sempre disponível, considerando-se a chance de o seu gato se tornar obeso ou não.

 

Alimentação natural para gatos

Alimentar seu gato com uma dieta natural é uma ótima alternativa também, sendo considerada por muitas pessoas a forma ideal de alimentação para gatos, desde que se estude com muito cuidado o que pode ou não ser oferecido e em quais proporções. Alimentação natural não significa dar apenas arroz com carne para o seu gato, pois é preciso considerar as necessidades nutricionais dos felinos na elaboração de sua dieta.

Existem muitos fatores a serem considerados com relação à alimentação natural e como eu não a ofereço aos meus gatos, o que faz com que eu tenho apenas uma noção superficial sobre, recomendo o site Cachorro Verde que aborda o tema exaustivamente. Com relação ao assunto só posso mencionar que dou ao meu gato carne crua como agrado de vez em quando e ele adora. Minhas gatas, as comedoras de ração seca, nunca aceitaram carne, crua ou cozida.

Crédito: Hotash

 

Como incentivar o consumo de água

O consumo de água é uma das principais preocupações dos donos de gatos. Estes animais são bastante frescos restritivos com relação à água oferecida a eles. Se ela não estiver sempre fresca e limpa ou se o pote não for adequado, os gatos simplesmente não bebem água. Dessa forma, lavar sempre o pote, além de sempre trocar a água são tarefas bastante importantes para os donos de gatos. Ainda, vale a pena utilizar potes de materiais como porcelana, vidro e inox, pois são melhor higienizados e mantêm a água fresca por mais tempo.

Uma medida para estimular o consumo de água do seu gato também é deixar disponível vários potes pela casa, matendo um pote próximo ao comedouro para estimulá-lo a beber água depois de comer, mas não tão perto para que não caia ração na água, porque assim dificilmente ele beberá.

gato bebendo água da torneiraMuitos gatos bebem apenas água corrente, o que faz com que muitos donos tenham que deixar uma torneira um pouco aberta para que o seu gato beba água. Esta medida não é tão interessante, uma vez que é recomendado que seja oferecida água filtrada aos gatos para evitar a contaminação com verminoses e protozoonoses. Uma alternativa à torneira pode ser uma fonte para gatos. Existem algumas opções em pet shops e ainda é possível montar uma fonte para o seu gato com bomba de aquário.

 

Crédito: aprillynn77

Se seu gato está acostumado a beber água da torneira e você quer dar a ele uma fonte, é importante deixá-la no início próximo a esta torneira, para que ele aceite mais facilmente a fonte.

 

Grama para gato

gato comendo matoOs gatos, como caçadores de animais em geral herbívoros, acabam ingerindo vegetais encontrados no trato digestório de suas presas. Dessa forma, uma pequena porção de vegetais pode ser oferecida na alimentação do seu gato, a qual, apesar de não ser relevante do ponto de vista nutricional, ajuda os gatos a eliminarem os pelos ingeridos ao se lamberem durante a sua higienização.

Existem opções comerciais de erva do gato e grama do gato, mas eu particularmente consegui melhores resultados plantando milho de pipoca. Basta apenas colocar o milho em um vaso com terra, deixar que pegue sol e regar diariamente que em um prazo de uma semana a dez dias, a planta já está pronta para ser oferecida ao seu gato. Os meus gatos adoram!

 

Estimular o consumo de água e prover uma alimentação adequada ao seu gato são muito importantes para mantê-lo lindo, com os pelos macios e brilhantes e, principalmente, saudável, o que fará com que as chances de ele ficar doente e precisar de veterinário sejam muito reduzidas.

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

154 Comentários

  1. 5 de Março de 2013 às 8:55 am
    Cacilda

    Ola Aliny, interessante seu post informativo, dou p meu bichano a ração Premier Golden p gato adulto, já comprei de frango, salmão , mas percebi que ele gosta mesmo é de carne, estou misturando a de carne com a de salmão .De carne compro pacote com 3 kg e os outros sabores comprei de 1 kg p testar se ele gosta.
    A agua fica em uma vasilha de aluminio do lado da ração, comprado em pet shop, mas troco a agua por uma fresquinha filtrada no minimo 4 vezes , agora a ração tenho q colocar um graozinho na vasilha, pq pode ter ração q ele fica miando e esperando colocar.
    Sei la deve ser coisa de gato, mas o importante é que estou começando a entender o que ele pede;;
    Que fofinho esse gatinho olhando p a plantinha :)
    Deus lhe abençoe com muita saúde.
    Abraço
    Cacilda

    • 6 de Março de 2013 às 10:20 am
      Aline Ailetos

      Olá Cacilda,
      É assim mesmo, com o tempo você vai ver que conseguirá entender perfeitamente o seu gato! E eles sabem pedir!
      Abraços,
      Ótima semana!

  2. 5 de Março de 2013 às 8:57 am
    Cacilda

    Desculpe escrevi Aliny , explico minha neta se chama Aliny .

    • 6 de Março de 2013 às 10:20 am
      Aline Ailetos

      Sem problemas! :)

  3. 8 de Março de 2013 às 12:04 am
    Carol

    Olá Aline, boa noite!

    Eu realmente gostei do seu post parabéns, eu tenho 5 gatos tudo que eu adotei de ruas, uns machucados, e dois mamando ainda.Tem ficado complicado em relação a alimentação, pois tenho gastado muito, ele pedem comida o dia todo. Nunca sei quantidade certa e quantas vezes por dia dar alimentação para eles.

    E estou com outro problema, sobre as necessidades deles. Eles não usam a caixinha de areia, porque são muitos estavam fazendo uma zona, e eu tinha que trocar de uma em uma hora, e realmente não tenho condições em relação a isso. Uns deles fazem as necessidades do lado de fora, mais 3 deles agora resolveram fazer as necessidades na minha cozinha, eu já comprei o educador, o já comprei um negocio de “pode e não pode” e esta complicado.
    Será que tem algum produto que eu posso passar na minha cozinha para que eles deixem de fazer lá, por conta do cheiro?

    • 8 de Março de 2013 às 10:08 am
      Aline Ailetos

      Olá Carol, bom dia!
      Que bom que gostou do post.
      Sobre a alimentação, se você dá ração, a quantidade vem marcada na embalagem. É só dividir essa quantidade pelo número de refeições que você dará a cada um. Já vi recomendações de que pode alimentá-los de duas a três vezes por dia.
      Com relação às necessidades, eu nunca tive problema com isso. Tenho três gatos e todos usam a caixa de areia. A minha caixa é bem grande, de 30 litros, deixo geralmente dois pacotes de areia e limpo a caixa duas vezes ao dia. Talvez eles faziam esta zona porque a caixa era pequena. Já tentou ter uma caixa maior? No seu caso, acredito que o ideal seria pelo menos duas caixas grandes.

      • 15 de Dezembro de 2013 às 11:50 pm
        Maria Mônica

        Amiga CAROL,

        TAMBÉM TENHO ALGUMAS GATINHAS E TODAS FORAM ADOTADAS.
        As minhas gatas,Mel e Suri,vieram da rua e logo que chegaram foi um transtorno geral. Estavam não estavam acostumadas ao lar,tinham muitos
        vermes e estavam sujas em demasia. Cuidei da higiene,vermifuguei, levei à veterinária e começamos a mudar gradativamente a alimentação. A higiene só foi possível com caixas de papelão,(elas adoram) dentro coloquei areia própria e começou aí a educação. Hoje depois de um ano,elas já estão domesticadas,castradas e são duas senhoras bem educadas. Creio que vc conseguirá melhor resultado usando as caixas abertas com areia. Depois comece aos poucos a mudar os hábitos deles. Outro fato,o gato(a) castrado(a) tem mais facilidade de ser domesticado, os hormônios passam a ter menos ação nos instintos e desta maneira ficam mais dócil. Boa sorte !i

  4. 26 de Março de 2013 às 2:54 pm
    tania Silva

    Ola, Aline!

    Adorei o seu blog sobre os gatinhos, parabéns, tirou muitas dúvidas. Mas, ganhamos um gatinho com 2 meses, ele ainda não sabe como ir na caixinha de areia.Ele faz principalmente na varanda. Como faço para ensina-lo. Desde já agradeço. Bjs. Tânia.

  5. 27 de Março de 2013 às 12:41 pm
    Aline Ailetos

    Olá Tânia,

    Geralmente os gatos aprendem a usar a caixa de areia sozinhos. Porém, como ele não está sabendo usar ainda o que você pode fazer para tentar ensiná-lo é colocar a caixa próximo do local que ele está usando como banheiro e depois que ele começar a usar a caixa ir afastando até deixá-la no local que você deseja. Outro truque já vi as pessoas com esse problema fazerem é colocar as necessidades dele dentro da caixa e o colocar na caixa para que ele sinta o cheiro.

    Antes de ele completar 6 meses, castre-o para que ele não desenvolva o comportamento de urinar por toda a casa para marcar território!
    Espero que eu tenha conseguido ajudar. Boa sorte! Abraços.

    • 28 de Março de 2013 às 2:35 pm
      Tânia Silva

      Ola, Aline!

      Obrigada pela ajuda, vou usa-la e mais a frente te informo se funcionou. Abraço.

      Tânia

  6. 5 de Abril de 2013 às 3:31 pm
    Mariane

    Olá Aline, tudo bem?
    Muito interessante tudo que dito!! Obrigada.
    Gostaria de tirar uma dúvida, qual é a ração que você usa?
    Estou com problema para achar a da royal canin, que é a que dou aos meus gatos. Como são muitos, eu preciso em grande quantidade.

    Abraço,
    Mariane.

  7. 9 de Abril de 2013 às 1:43 pm
    Aline Ailetos

    Oi Mariane, tudo bom?
    No momento estou dando a Proplan, compro pacote de 7,5 kg. Já dei também Royal Canin e Premier.
    Abraços.

    • 4 de Maio de 2013 às 11:18 pm
      Mariane

      Oi Aline!
      Comprei premier, mas meus gatos não gostaram. Mas já encontrei Royal Canin.

      Obrigada pela dica.

      Abraço.

  8. 24 de Abril de 2013 às 10:20 am
    Lia

    Meu gato teve cistite.Ele faz 4refeiçoes ao dia posso oferecer duas refeiçoes com raçao seca e duas com raçao umida sache?ou so pode comer ou raçao seca ou raçao umida?gostaria de equilibrar as duas.

    • 24 de Abril de 2013 às 11:09 am
      Aline Ailetos

      Olá Lia,
      Acredito que não tenha problema dar duas refeições com ração seca e duas com ração úmida, pois ambas são balanceadas e devem oferecer a quantidade adequada de nutrientes. É até importante oferecer ração úmida para incentivar o consumo de água, já que ele teve cistite. Contudo, caso esteja insegura quanto a alimentação, converse com um veterinário!

  9. 25 de Abril de 2013 às 4:15 pm
    Tânia Silva

    ola, Aline!

    Solicitei anteriormente sua ajuda sobre o local do meu gatinho fazer suas necessidades. Ele nunca faz na areia, fiz o que vc falou,mais ele só faz no jornal. A areia mesmo com o cocozinho dele como vc disse ele cheira e vai fazer no jornal, ou em qualquer outro local. Fica impurrando o jornal para tampar,mais só faz no jornal. tem alguma outra coisa que eu possa fazer? ele é pequeno tem 4 meses mais é uma espoleta. Um abraço Tânia.

    • 26 de Abril de 2013 às 3:10 pm
      Aline Ailetos

      Oi Tânia,
      Você já tentou trocar a marca ou o tipo de areia? Outra coisa que você pode tentar também é colocar o jornal na caixa, primeiro sem areia e depois com um pouco de areia e ir aumentando essa quantidade enquanto ele estiver aceitando e até que ele não tenha mais contato com o jornal. Se ele não aceitar outra areia ou não aceitar usar a caixa depois deste processo, talvez seja interessante levá-lo no veterinário para ver se há algo que precise ser investigado.
      Abraços.

    • 10 de Maio de 2013 às 7:07 pm
      Lisandra

      Reza a lenda que os gatos aprendem com a mãe quando filhotes onde “usar o banheiro”. Então ensinar a ele (principalmente se forem filhotes) pode ajudar de repente. Eu adotei seis com a mãe, e ela realmente ensinava! Esconder eu sei que é comportamento instintivo, usar a caixinha própria é que eu já não tenho certeza se é… Espero ter ajudado. Abraços!

  10. 26 de Abril de 2013 às 4:14 pm
    Cacilda

    Oi Aline e Tânia, fiz issso que Aline sugeriu quando peguei o Nick, ele acostumou , forro a caixa com três folhas de jornais e coloco a areia!
    No começo ele vai fazer uma confusão espalhar areia, rasgar o jornal, mas depois ele acostuma e vai só na areia!
    No meu caso ajudou muito pq toda manhã limpo a caixa de areia, pego três folhas de jornal despejo a areia no jornal limpinho e ainda dou mais uma peineirada na areia e fica tudinho limpinho!
    Depois que ele acostumou a fazer na areia, forro o piso com jornal e coloco a caixa de areia em cima, assim já jogo foro a areia que ele joga fora da caixa ao tentar cobrir seu xixi e coco!
    Tânia como seu gatinho acostumou com jornal, no começo vc coloca jornal apenas dentro da caixinha de areia, pq se vc colocar em baixo da caixinha ele vai fazer fora da caixa, depois que ele acostumar vc pode fazer o que estou fazendo ou colocar um tapetinho especial p caixa de areia!
    Desculpe Aline dar conselho no seu blog, mas a ideia é compartilhar !
    Ótimo fim de semana!
    Abraço
    Cacilda

    • 29 de Abril de 2013 às 5:25 pm
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda, não precisa se desculpar, o blog existe justamente para todos nós nos ajudarmos a cuidar dos animais. Obrigada por compartilhar sua experiência! Abraços.

  11. 29 de Abril de 2013 às 10:17 am
    Tania Silva

    Aline, bom dia!

    Obrigada pela sua ajuda, e a você também Cacilda. Vou fazer exatamente assim e depois digo se funcionou, agradeço as duas pela atenção e pelas dicas. Um abraço. Tânia.

  12. 5 de Maio de 2013 às 7:06 pm
    Cacilda

    Ola Aline,
    Estou confusa com as areias , A primeira que compramos foi Areia Easy Cleam , a segunda compramos Areia Easy cleam low Track e por ultimo acho que erramos e compramos a terceira Areia Higiênica Baking Soda Odour Control Easy Clean, essa última é escura e tem um cheiro muito forte.
    Amiga das três as duas primeiras sei que são bem branquinha e escurece conforme o Nick vai usando, depois de uma semana jogava fora e colocava novinha, agora ficou confuso pq a areia já é escura e tem um cheiro horrivel, são todas importadas, mas não levamos a embalagem e fizemos ficamos olhando a foto do gatinho ..rsrs.
    Aline se deixar o link do Pet shop onde compro vc poderia dar uma olhadinha por favor e me dizer qual a melhor areia?
    É só vc digitar Cobasi no google que aparece a pagina!
    Compro nesse Pet Shop pq la vc encontra tudo que precisa!
    Desde já obrigada!
    Excelente semana!
    Abraços
    Cacilda

    • 6 de Maio de 2013 às 2:13 pm
      Aline Ailetos

      Olá Cacilda,

      Dei uma olhada lá no Pet Shop, mas creio não poder te ajudar nessa. Nunca comprei essas areias que você citou, então não conheço nenhuma delas. Eu só uso a Pipicat Floral há anos, pois além do perfume que não deixa odor na casa, o granulado é bem fino e rende bem.

      Excelente semana!
      Abraços.

  13. 6 de Maio de 2013 às 4:09 pm
    Cacilda

    Boa tarde Aline,
    Vc me ajudou , pq entrei na pagina e pesquisei os preço tb, essa que vc citou só é três reais mais caro e se rende mais então compensa além de não deixar odor !
    Amanhã é o dia , estou ansiosa, nervosa, mas acho que é normal né?
    Abraços
    Cacilda

    • 7 de Maio de 2013 às 11:54 am
      Aline Ailetos

      Olá Cacilda,

      É normal ficar nervosa sim! E aguardo notícias do Nick!

      Abraços.

  14. 6 de Maio de 2013 às 9:16 pm
    Adeline

    Olá Aline,

    Acho que estou com problemas,. tenho dois lindos gatinhos um macho-Elvis de 2 anos, e a fêmea-Ema, com 7 meses,
    Quando estava somente com o Elvis que é um (sem raça definida) mas lindo d+, dava a ração cat show-purina, para filhotes,…. e como logo depois pegamos a Ema, uma persa continuamos com a ração para filhote,.. eles adoram a ração, mas estou notando que o Elvis está muito magro, e não ganha peso, e ele é castrado,….estou preocupada,… pois se comprar a ração adulta a Ema tbem vai comer…..

    Gostaria de uma orientação… que faço? qual a melhor ração que posso comprar para o meu gatinho ganhar peso?

    Obrigada pela atenção.

    • 7 de Maio de 2013 às 12:13 pm
      Aline Ailetos

      Olá Adeline,

      Eu acredito que por enquanto é interessante manter a ração de filhote até que a Ema complete um ano de idade. Porém, recomendo uma ração Super Premium, pois é preciso uma atenção especial com gatos persas, inclusive com relação à alimentação. Se for trocar a ração, faça a troca gradual que em geral vem recomendada na embalagem, para que eles não tenham problemas de diarréia ou vômito.

      Pode ser que com uma ração Super Premium o Elvis ganhe peso, porém alguns gatos são mais magrinhos mesmo. Eu tenho uma gata castrada que pesa 3kg, isso quando está mais “gordinha”! Se você estiver preocupada com a saúde do Elvis, leve-o no veterinário para verificar se é preciso que ele ganhe peso.

  15. 16 de Maio de 2013 às 3:39 pm
    Alex

    Olá Aline,
    Estou com uma gata a uma semana, quero estabelecer uma rotina de alimentação para ela, então quantas vezes por dia posso alimentá-la com ração (seca)? E quanto a ração úmida, quantas vezes por semana posso oferecer?
    Obrigado.

    • 17 de Maio de 2013 às 2:21 pm
      Aline Ailetos

      Olá Alex,
      Você pode alimentá-la no mínimo duas vezes ao dia. Porém, se tiver disponibilidade, seria interessante alimentá-la de três a quatro vezes ao dia. Com relação a ração úmida, também você pode oferecer de acordo com a sua disponibilidade. Se puder oferecer todo dia é ótimo, mas pode oferecer três ou quatro vezes por semana.

  16. 17 de Maio de 2013 às 2:14 pm
    Alex

    Posso dar leite de vaca industrializado para a minha gata?

    • 17 de Maio de 2013 às 2:28 pm
      Aline Ailetos

      Alex,
      Não recomendo dar leite de vaca para ela, pois além de não ser interessante para ela do ponto de vista nutricional, muitos gatos são intolerantes à lactose.

  17. 17 de Maio de 2013 às 2:55 pm
    Alex

    Olá outra vez Aline,
    Me desculpe em te incomodar, mas tenho muitas dúvidas, então se você não se importar estarei lhe perguntando algumas coisas com o decorrer que eu lembrar.
    Agora a minha dúvida é: no inverno a quantidade de ração pode ser aumentada nas refeições?

    • 20 de Maio de 2013 às 4:21 pm
      Aline Ailetos

      Olá Alex,
      Pode perguntar o que precisar e o vou respondendo se souber e puder ajudar!
      Sobre a sua dúvida, siga a quantidade determinada no pacote de ração. Não acredito que precise aumentar a quantidade de ração no inverno. Porém, no verão você vai ver que ela vai comer bem menos do que é determinado no pacote!
      Leve-a no veterinário para ela tomar as vacinas e combinar a castração. Ele poderá te ajudar melhor a tirar suas dúvidas!

  18. 17 de Maio de 2013 às 4:47 pm
    Alex

    Compensa comprar a ração á granel?

    • 20 de Maio de 2013 às 4:28 pm
      Aline Ailetos

      Alex,
      É melhor não comprar ração a granel não, pois como elas ficam expostas ao ar, elas podem ser contaminadas. Compre sempre pacotes fechados e se possível procure por rações superpremium ou premium.

  19. 20 de Maio de 2013 às 5:10 pm
    Alex

    Olá Aline,
    Há necessidade de lavar as vasilhas de ração e de água diariamente? E, deve-se fazer isso na pia da cozinha mesmo?

    • 23 de Maio de 2013 às 9:28 am
      Aline Ailetos

      Oi Alex,

      Sim, é bom lavar as vasilhas diariamente. Você pode lavá-las em outro local caso não se sinta à vontade para fazer isso na pia da cozinha.

  20. 20 de Maio de 2013 às 5:18 pm
    Alex

    Aline,
    Qual é o melhor lugar da casa para eu fazer um cantinho para a minha gata?

    • 23 de Maio de 2013 às 9:34 am
      Aline Ailetos

      Oi Alex,
      Tente perceber onde ela demonstra gostar mais de ficar.

  21. 20 de Maio de 2013 às 5:38 pm
    Alex

    Aline,
    Sai mais em conta comprar ração em pet shops ou em supermercados?

    • 23 de Maio de 2013 às 9:29 am
      Aline Ailetos

      Eu nunca comprei ração em supermercado, então nunca fiz essa comparação de preços! E em pet shops há muito mais opções de rações.

  22. 21 de Maio de 2013 às 4:52 pm
    Aline

    TENHO UMA DUVIDA SOBRE A RAÇÃO A WHILKAS É RUIM DA PROBLEMAS RENAL. ALIMENTO VARIOS GATOS DE RUA SEMPRE COMPRA RAÇÃO MAIS BARATA E TENHO DENTRO DO TERRENO DA MINHA RESIDENCIAS QUE ENORME COMPRO GATINHO OU FL…

    • 23 de Maio de 2013 às 9:43 am
      Aline Ailetos

      Olá Aline,
      Eu sempre indico às pessoas rações superpremium, porém no seu caso é realmente complicado dar uma ração mais cara. Nunca utilizei a ração seca Whiskas, então não tenho como dizer se dá ou não problema. Se você se sente insegura com a ração, procure outra que tenha a mesma faixa de preços.

  23. 23 de Maio de 2013 às 11:10 am
    Cacilda

    Ola Aline,
    Estou com problema e vim pedir sua ajuda.
    O Nick só come ração sabor carne, e agora que ele foi castrado não sei o que fazer p ele aceitar ração de frango ou salmão.
    O Vet disse p ir misturando, mas se ele vai na vasilha de ração e senti cheiro de salmão ele fica miando e não come.
    Ate as barrinhas (petisco) ele só come a de carne, se vc for dar de salmão ou frando ele faz cara de eca e sai a francesa.
    Amiga não sei o que fazer, deixá-lo com fome p ele comer a de outro sabor não tenho coragem>
    Desde já muito obrigada!
    Abraços
    Cacilda

    • 28 de Maio de 2013 às 12:35 pm
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,

      É recomendação veterinária que ele coma ração de outro sabor? Eu nunca me preocupei com o sabor da ração, pois nunca ouvi sobre a necessidade de variar a ração. Se não for recomendação veterinária eu sugiro que você dê a ração que ele aceita e não o deixe com fome. Gatos não podem ficar muito tempo sem se alimentar, pois podem desenvolver uma doença chamada lipidose hepática. Então fique sempre de olho se ele está se alimentando direitinho!

      Abraços.

  24. 23 de Maio de 2013 às 4:55 pm
    Alex

    Olá Aline,
    Gostaria de saber quanto custa em média uma consulta no veterinário (vacinas, castração)?

    • 28 de Maio de 2013 às 12:40 pm
      Aline Ailetos

      Oi Alex,

      Isso varia muito de cidade para cidade e também de veterinário para veterinário. Peça indicação de veterinários aí da sua cidade para conhecidos, mas não deixe de levar sua gata para uma consulta e vacinas.

      Sobre a castração, você também pode procurar entidades que castram a baixo custo se for o caso, pois em clínicas esse procedimento costuma ser um pouco mais caro. Porém, não deixe de castrá-la, pois gatas costumam ter muitos filhotes em um curto espaço de tempo.

  25. 24 de Maio de 2013 às 10:08 am
    Aline

    TIREI DUVIDA ANTES COM RELAÇÃO A GATO DE RUA QUE ALIMENTO SOBRE RAÇÃO E AGORA QUERO TIRAR DE UMA CADELA DE RUA QUE TEVE CRIA DE 7 FILHOTES LEVO RAÇÃO TODOS OS DIAS, FICA NO TERRENO DO VIZINHO QUE ACOLHEU, MAS FICO NA RESPONSABILIDADE DE ALIMENTAR, ESTOU PERCEBENDO QUE UNS FILHOTE ESTÁ COM BARRIGA MTO GRANDE E MAGRO, CHORA MUITO E ESTÃO CHEIO DE CARRAPATOS, A MAE USA COLEIRA DOADA PELA PREFEITURA. O QUE SERÁ?

    • 28 de Maio de 2013 às 2:21 pm
      Aline Ailetos

      Oi Aline,

      Esses filhotes precisam de cuidados veterinários. Você não conhece um veterinário que possa te ajudar com todos esses animais de rua? Eles precisam ser castrados urgentemente e, se possível, doados.

  26. 27 de Maio de 2013 às 4:37 pm
    Kátia

    Olá Aline,
    Minha gata teve 3 filhotes que completaram 2 meses dia 26/05/2013, eles mamam o tempo todo e ficam louco quando sentem o cheiro da ração da mãe, a partir de que idade posso oferecer ração para eles.

    • 28 de Maio de 2013 às 2:34 pm
      Aline Ailetos

      Oi Kátia,

      Com dois meses eles já podem começar a comer ração de filhotes. Você ficará com todos os filhotes? Já os levou ao veterinário para a vermifugação e vacinação? Irá castrar todos eles?

      • 28 de Maio de 2013 às 3:24 pm
        Kátia

        Oi Aline,

        Obrigada pela resposta.
        Ainda não levei, mas vou leva-los, não vou ficar com todos não, vou doar e ficarei apenas com 1. O que ficarei levarei para castrar sim.

        • 31 de Maio de 2013 às 11:29 am
          Aline Ailetos

          Oi Kátia,

          Que bom que irá castrá-lo. Sugiro que castre a mãe também e que recomende a castração a quem for doar os outros filhotes, pois isso traz um bem enorme à saúde deles e ajuda a diminuir o grande problema que temos com superpopulação e abandono de animais!

  27. 28 de Maio de 2013 às 12:47 pm
    Cacilda

    Ola Aline,
    O problema é que não tem ração sabor de carne para gato castrado.
    O Vet disse para ir misturando a de carne com a de frango, mas ele come a de carne e a de frango fica no potinho, coloco mais um pouco da ração de carne , misturo mas ele consegue comer a de carne, como ele consegue só a de carne não sei porque misturo bem.
    A ração que dou para o Nick é da Premium e não tem sabor carne para gato castrado, pesquisei a da Golden Premium tb não te sabor carne.
    Ele come, mas come pouco, sendo que a de carne ele comia muito, acordava e corria para comer, agora ele vai fica cheirando e se não tiver um pouquinho da de carne ele não come.
    Aline depois que o gato é castrado tem que dar ração para gato castrado né?Ou pode dar a mesma que ele estava comendo?
    Grata!!
    Abraços

    • 28 de Maio de 2013 às 4:11 pm
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,
      A ração para gatos castrados é sim mais interessante, principalmente se tiver problema de obesidade. Essa ração de carne que você está dando é Premium? Se não for, é normal que ao trocar para uma ração Premium ou Super Premium ele coma menos, porque essas rações por serem mais nutritivas sustentam mais.

  28. 28 de Maio de 2013 às 6:39 pm
    Cacilda

    Oi Aline sempre dei a ração premium para o Nick, só que sabor carne, porque quando o peguei , meu filho foi no Pet shop e pediu ajuda para um vet em tudo, ração, areia etc e o vet disse a premium ser a melhor, ele comprou 3 sabores, carne, frango e salmão.
    Abrimos o de carne e fomos dando, quando acabou o de carne abrimos o de frango ele não quis, abrimos o de salmão nada dele comer, então meu filho foi no Pet shop e comprou 3 kg de carne,
    Só que não tem de carne para gato castrado, estou misturando com a de carne para ele comer.
    Não sei o que fazer porque não tem de carne para gato castrado :(
    Abraços

    • 31 de Maio de 2013 às 11:46 am
      Aline Ailetos

      Olá Cacilda,
      Já tentou outra marca? Se ele realmente não quiser outra ração que não seja a de sabor carne não sei se há muito o que fazer a não ser continuar dando esta ração, que por ser Premium já é uma boa ração. Eu nunca tive problemas quanto a isso, porém meus gatos sempre comeram ração de frango.
      Ração úmida você já tentou dar?

  29. 31 de Maio de 2013 às 3:55 pm
    Aline

    MORA AQUI EM FORTALEZA, AMO ANIMAIS E CUIDO DE GATO E CACHORRO DE RUA, PRECISO NESTE MOMENTO DE AJUDA TEM 07 FILHOTES DE CACHORRO ESTÃO MTOS MAGROS COLOCO RAÇÃO MAIS NÃO TENHO CONDIÇÃO LEVAR PARA CASA E 03 FILHOTES DE GATO FORAM ABANDONADOS.

    • 4 de Junho de 2013 às 9:07 am
      Aline Ailetos

      Poxa, que triste esta situação! Você não consegue fotografar estes animais e divulgar nas redes sociais e pedir ajuda aos amigos para compartilharem? Pode ser que você consiga encontrar pessoas da sua cidade que possam te ajudar, seja com lar temporário, seja com castrações, ou mesmo adotando algum destes animais. Tente conversar também com seus vizinhos, pois esta situação é realmente muito difícil de se resolver sozinha.

  30. 4 de Junho de 2013 às 12:08 pm
    Cacilda

    Oi Aline,
    Falei com o vet sobre o problema do Nick em relação a ração, ele disse para lavar o potinho de ração bem lavado até sair totalmente o cheiro e colocar só de frango , disse o vet que ele acostumou com o cheiro e vai pelo cheiro da carne, fiz como ele disse e o Nick agora vai e come sem ficar cheirando e miando, qto as petisco como é uns três pedacinhos de manhã e a noite ele disse que pode continuar com o de carne.
    Falei para o vet que ele come, mas come menos que a outra, ele disse que essa ração por ser para gato castrado sustenta mais que a outra por isso que ele come menos.
    Sei la fiquei na dúvida ,mas tô de olho e quando ele acorda vai correndo comer ração, e como comprei três kg meu filho disse que ele está comendo normal. só que mais vezes por dia em menos quantidade.
    Vou ficar de olho e qualquer coisa te escrevo ok.
    Grata pela ajuda ! Excelente semana para vc e os bichanos!
    Abraços

    • 7 de Junho de 2013 às 4:21 pm
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,
      Que bom ele está aceitando a ração de frango agora que não sente mais o cheiro da ração de carne. Acredito que não terá mais problemas, mas se precisar escreva sim!
      Tenham um ótimo fim de semana, você, sua família humana e o Nick e o Lorinho!
      Abraços.

  31. 5 de Junho de 2013 às 10:27 am
    Aline

    ESTOU COM PROBLEMA, ALIMENTO VARIOS ANIMAIS DE RUA, SÓ QUE NA HORA DE COLOCAR A RAÇÃO, CACHORRO COME A RAÇÃO DO GATO E GATO DO CACHORRO, FICO PREOCUPADA POR QUE SÃO FILHOTES, OS ADULTOS VIVE E VERSA

  32. 7 de Junho de 2013 às 7:56 pm
    Cacilda

    Oi Aline,
    Obrigada, vc sempre me ajudando com o Nick :)
    Ele é dengoso e faz charminho, acredita que ontem ele foi na vasilha de ração quando me viu , começou o dengo, deu um miadinho bem dengoso e saio correndo e não comeu.
    Fiquei dando uma de desentida para o miadinho dele, hoje de manhã acordei e meu filho, creeeeeedooo mãe vc deixou o nick se ração!!!!!!!
    Perguntei não tinha ração. e ele nadaaaaa ….. eu gritei vivaaaaa..obaaaaa..e meu filho???????????? Eu disse coloquei quase o potinho cheinho de ração ele comeu tudinho de madrugada.
    E meu filho ahhhhhh bom pensei que vc tivesse esquecido de colocar ração p ele…….
    Hoje não teve jeito, ele tava comendo quando cheguei de surpresa, ele fez uma cara ..rsrs..eu disse que fofinho Nick comendo papa gostoso né? fiquei fazendo carinho , ele com uma cara de sem vergonha comeu bastante.
    Agora estou sossegada e feliz pq não preciso me preocupar mais com o Nick!
    Digo me preocupar em relaçao a ração,
    Excelente fim de semana à vc..os bichanos e a familia..humana , achei legal essa de familia humana ;)

    • 11 de Junho de 2013 às 8:34 am
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,
      Seu Nick é um fofo! Adoro conhecer o jeitinho dele por você!
      Fico feliz por saber que ele está comendo bem, agora fique de olho para que ele não fique obeso, heim! hehe
      Abraços!

  33. 10 de Junho de 2013 às 3:59 pm
    Alex

    Existe algo que eu posso utilizar para deixar o cheiro da areia da caixa de areia mais agradável?

    • 11 de Junho de 2013 às 8:50 am
      Aline Ailetos

      Oi Alex,

      Existem algumas misturas que é possível fazer com a areia que diminuem o odor da caixa. Eu utilizo areia perfumada, mas é possível misturar com qualquer areia talco, bicarbonato, sal grosso e farinha de mandioca.

      Misturar apenas a farinha de mandioca já reduz bastante o cheiro, pois ela ajuda a formar os torrões, facilitando a limpeza da caixa.

      Neste texto tem estas dicas que citei:
      http://margarethkrause.blogspot.com.br/2013/05/caixa-de-areia-sem-odor-e-outras-dicas.html

  34. 14 de Junho de 2013 às 12:09 pm

    Olá Aline,
    No momento não tenho condições para comprar ração de qualidade superpremium para a minha gatinha, então poderia me indicar algumas marcas de qualidade premium?

    • 18 de Junho de 2013 às 8:13 am
      Aline Ailetos

      Oi Alex,
      Das rações premium que já dei e considero boas são a da Royal Canin e, principalmente, a Golden da Premier Pet.

  35. 1 de Julho de 2013 às 4:36 pm

    Olá Aline…
    Quero saber se há problema em deixar a minha gata subir na minha cama de vez em quando? Afinal, gatos adoram esse tipo de superfície… Como você tem três, isso deve ser bem mais comum para você.
    Boa tarde.

  36. 1 de Julho de 2013 às 4:37 pm

    Aline…
    É melhor eu deixar a minha gata do lado de dentro ou de fora de casa?

  37. 1 de Julho de 2013 às 4:39 pm

    Aline…
    E quanto a caixa de areia… fora ou dentro de casa?

  38. 1 de Julho de 2013 às 5:01 pm

    Aline…
    Como você faz para por a medida exata de ração nas tigelas dos seus gatos? Você usa algum utensílio de cozinha que calcule medidas?

  39. 1 de Julho de 2013 às 6:53 pm

    Aline…
    Qual é a melhor forma de repreender um gato? As vezes tenho receio em fazer isso por parecer que estou maltratando-a… E os maus comportamentos continuam, como arranhar o sofá…

    • 3 de Julho de 2013 às 10:11 am
      Aline Ailetos

      Oi Alex,

      Respondendo às suas perguntas, os meus gatos sobem sim na minha cama, eu pessoalmente não ligo. Se você também não se incomoda, não vejo problema.
      Se o lado de fora de casa significar o quintal sem acesso à rua, tanto faz deixá-la dentro ou fora. Agora se do quintal ela tem acesso à rua, eu sugiro que você a deixe dentro de casa. Os meus ficam o tempo todo dentro de casa e, por isso, a caixa de areia também fica dentro de casa. Se a sua gata tiver acesso ao quintal, você pode deixar a caixa fora se te incomodar deixar dentro de casa.
      Eu tenho uma balança de cozinha, pesei a quantidade de ração recomendada em um pote e agora uso esse pote como medida. Se você não tiver uma balança, na embalagem de ração há a indicação da quantidade recomendada em xícaras se não me engano.
      Sobre repreensão, você pode borrifar água na carinha dela, ela com certeza vai te obedecer. Com o tempo só de ver o borrifador ela já vai te obedecer. Porém, é difícil ensinar gatos, ela provavelmente vai continuar arranhando o sofá e só vai parar quando te ver com o borrifador. Você teria que oferecer um lugar que ela prefira arranhar ao invés do sofá, talvez um bom arranhador.

  40. 3 de Julho de 2013 às 11:37 am
    Cacilda

    Ola Aline,
    Tudo bem com vc e os bichanos? e a familia humana? “Espero que todos estejam bem”!
    O Nick agora não quer mais colinho..só quer a toca..mas não consigo ficar sem pegá-lo no colo..hehehe..pego na marra..ele me olha com uma carinha tipo que mãe chata e dá um pulão e vai caçar os bichos.
    Comprei vários brinquedinhos, o que ele mais gostou são as bolinhas com penas.
    Ela esconde debaixo do tapete, debaixo da escrivaninha..sai escondendo suas caças e de manhã la vou eu com o metro enfiar debaixo de escrivaninhas..geladeira e como tem caça…rsrs
    Mandei uma foto dele na toquinha..é quentinha e ele adorou, depois que ganhou a toquinha não quer mais colinho.
    Teve uma noite que escondi a toca e pensei agora ele vem no colinho, que nada ele começou a miar e procurar a toquinha, fiquei com dó e coloquei a toca de volta no mesmo lugar, ele ficou feliz e ja correu para toca.
    Adoro pega-lo no colo é tão fofo..e os rons rons que delicia :)
    Anda teimoso, andou fazendo uns buracos na cortinha, mas ele ficou sem cortar as unhas e brincando de caça deve ter passado a patinha .
    O tapete deixei por conta dele..ele arranha com gosto..e qdo quer fazer malcriação vai depenar minha planta..
    Me vê e dá um miadinho dengoso e corre..me divirto, não me preocupo pq a planta não é venenosa.
    Gatos adoram plantas , flores, se deixar ele acaba com minhas flores, mas basta eu levantar a voz ele ja entende.
    Continua magoando…mas agora ele fica magoado com carinha de sem vergonha..ele disfarça !
    Estou muito feliz com meu gatinho, só me dá alegrias, em nenhum momento me arrependi de te-lo pego na rua.
    Até parece que eu o criei desde bebezinho, é muito apegado e quando ele percebe que vou sair ele magoa de verdade :(
    Mas preciso sair né?! Mas quando chego ele ja corre na porta e faz festinha.
    Excelente semana!
    Abraços
    Cacilda

    • 5 de Julho de 2013 às 2:35 pm
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,

      É difícil gato que goste de ficar no colo! Os meus só ficam no colo quando eles sobem, se eu pego eles fazem de tudo para sair. Agora no inverno meu colo até que fica disputado porque eles sentem frio! Eles também tem um toca, só que só usam pra fazer bagunça mesmo.
      É realmente muito bom ter gato em casa! Também não me arrependo de ter pego os meus, mesmo com toda a bagunça que fazem… rs!
      Espero que esteja tudo bem com todos aí, tanto da família humana quanto da família animal :D
      Abraços, ótimo fim de semana!

  41. 5 de Julho de 2013 às 2:46 pm
    Cacilda

    Oi Aline,
    Sorte sua que seus gatinhos só fazem bagunça na toca..rsrs..
    O Nick adora a toca e tem ciumes da toca, depois que ganhou a toca ele não quer mais colinho.
    Eu sento no tapete e fico..Nick colinho de mamãe..Nick ..Nick..ele vira a carinha ,,hehehe
    Uma noite que consegui que ele viesse p meu colo, meu filho surge na sala e adeus colinho ele curioso foi ver o que meu filho foi fazer.
    Não aguento pego ele , muito fofo, fico mostrando plantinhas arfificiais deixo ele morder..ah o q não faço p te-lo no meu colo nem q seja p ele destruir algo ;)
    Excelente fim de semana à vc, familia humana e animal!
    Aqui todos bem, aninal e humana..espero q os humanos e os animais e vc estejam tds bem :)

    • 8 de Julho de 2013 às 2:42 pm
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,

      Aqui deu uma esquentada e meu colo quase não é mais requisitado… hehe.

  42. 5 de Julho de 2013 às 3:58 pm

    Olá Aline,
    Quanto a ração, quais marcas na qualidade superpremuim você recomenda?
    Vi que existem também desinfetantes específicos para diminuir odores, então gostaria de saber a sua opinião sobre eles? Sei que você tem três gatos, mas, considerando apenas um, qual é a quantidade de ração que você compra, que dure por um mês inteiro?
    Boa tarde!

    • 8 de Julho de 2013 às 3:19 pm
      Aline Ailetos

      Boa tarde Alex,

      Eu já comprei Premier, Royal Canin e Proplan, mas acredito que tenham outras rações super premium tão boas quanto (talvez até melhores).

      Acredito que os desinfetantes específicos sejam mais seguros para os animais e talvez sejam mais eficazes para diminuir odores, mas não tenho muita informação sobre eles. Aqui eu nunca usei, uso somente produtos de limpeza normais mesmo e acredito que minha casa não tenha odores (pelo menos nenhuma visita reclamou!).

      Um gato sozinho deve comer entre 1,5 kg e 2,0 kg de ração super premium por mês.

  43. 5 de Julho de 2013 às 10:55 pm
    Lucas Acioli

    Olá Aline, eu adorei seu blog =), eu tenho uma gata de 2 anos chamada Irina, eu sempre dei pra ela Whiskas, pois vendo as propagandas, sempre acreditei ser uma boa opção, mas me falaram que ela não faz muito bem. Estou super confuso , o que você acha que devo fazer ?
    Obrigado pela atenção.

    • 8 de Julho de 2013 às 2:38 pm
      Aline Ailetos

      Oi Lucas,

      Que bom que gostou do blog! Bom, eu não tenho experiência com a Whiskas, mas sempre indico rações Premium ou, principalmente, Super Premium, pois são feitas com utilizando-se fontes mais nobres de proteínas e, por isso, são mais nutritivas. Dê uma olhada nas opções nos petshops.

      • 16 de Julho de 2013 às 5:06 pm
        Lucas Acioli

        Aline, essa semana eu comprei a Cat Premium da Royal Canin sabor Salmão e Arroz, e minha gatinha Irina, esta gostando, você acha que ela é boa ? Não achei muito cara, comprei o pacote de 1 kilo por 20 reais.
        Agora tô pensando em comprar um pacote de 10 kilos, mas tenho medo dela embolorar, o que você acha? Obrigado pela atenção =)

        • 18 de Julho de 2013 às 2:04 pm
          Aline Ailetos

          Oi Lucas,
          Eu acho que esta ração é boa sim! Você só tem a Irina? Acho que um gato sozinho demoraria muito para comer um pacote de 10 kg e não é bom manter o pacote aberto por muito tempo. Não tem dessa ração em pacote de 3 kg?

          • 18 de Julho de 2013 às 10:35 pm
            Lucas Acioli

            Aline, eu só tenho a Irina sim (ela é minha razão de viver *-*), não achei de 3 kg não, mas então vou continuar comprando a Cat Premium da Royal Canin de 1 kg, pq a de 10 kilos pode estragar né =)
            Obrigado pelas dicas, a Irina tbm agradece.

          • 20 de Julho de 2013 às 9:36 am
            Aline Ailetos

            De nada, Lucas! E fico feliz por saber do seu carinho pela Irina! :)

  44. 12 de Julho de 2013 às 2:12 pm
    Cida

    Oi gente que ama Gatos assim como eu, Boa Tarde!

    Olha, eu tenho visto em muitos lugares que não estamos encontrando a “Ração Salmão e Arroz – 10,1Kg Cat Premium- ”
    eu a comprei uma vez e os meus filhos de 04 patas amaram….
    Fiquei desesperada quando fui procura-la novamente no mesmo site onde comprei e não encontrei mais.! E então hoje, descobri uma nova loja aqui na net, que tem, e resolvi compartilhar com vcs..
    http://www.petnanet.com.br/racao-salmao-e-arroz-10-1kg-cat-premium

    Estou comprando agora e espero que não falte mais!

    Fica a dica aí pra vcs!

    Bjokas!

  45. 15 de Julho de 2013 às 9:02 pm

    Olá Aline,

    Quanto a caixa de areia,
    Qual é a quantidade ideal de areia para dispor na caixa? Qual é a periodicidade para fazer a troca da areia e a limpeza do recipiente? E na hora de limpar, qual produto de limpeza posso usar? Ainda não consegui adquirir desinfetantes específicos.

    Boa noite!

    • 16 de Julho de 2013 às 2:15 pm
      Aline Ailetos

      Boa tarde Alex,

      Coloque uma quantidade de areia que corresponda a no mínimo 5 cm de altura na caixa. E retire a sujeira todo dia, de preferência duas vezes ao dia. Você pode trocar a areia e lavar a caixa a cada semana, ou no máximo quinzenalmente. E você pode lavar com sabão e algum desinfetante normal que não tenha um cheiro muito forte.

  46. 16 de Julho de 2013 às 9:08 pm

    Olá Aline,

    Quanto aos filhotes,
    A partir de quando posso oferecer ração seca a eles?
    A partir de quando eles começar a usar a caixa de areia?

    Grato pela atenção… Boa noite.

  47. 16 de Julho de 2013 às 9:24 pm

    Olá de novo Aline,

    Os procedimentos para limpar a caixa de areia não ficaram muito claros para mim, especificamente na parte da limpeza semanal … Então, se não for pedir muito, poderia reescrever a sua resposta anterior em formato “passo a passo”…

    Tenho tido muitos problemas com a manutenção da caixa de areia aqui de casa.

    • 18 de Julho de 2013 às 3:03 pm
      Aline Ailetos

      Alex,

      O veterinário é a pessoa mais indicada para ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. O que eu sabia eu já escrevi.

  48. 18 de Julho de 2013 às 6:30 pm

    Olá Aline,

    A partir de quando os filhotes podem ser castrados? Pode-se Acondicionar a ração em potes, ao invés de sua embalagem origina?

  49. 19 de Julho de 2013 às 12:29 pm

    Como devo aplicar o sabão na caixa? Com uma esponja? E quanto ao desinfetante, devo aplicar e depois lavar?

    • 20 de Julho de 2013 às 9:58 am
      Aline Ailetos

      Alex,

      Suas perguntas não têm mais fim! Já são mais de 20 em 2 meses! Não posso oferecer toda essa atenção. Se você ainda tem todas essas dúvidas, é um indicativo de que ainda não levou sua gata ao veterinário. Neste momento apenas este profissional poderá te ajudar. Desculpe, mas não responderei mais as suas perguntas.

  50. 22 de Julho de 2013 às 3:46 pm
    Aline

    Prejudicial dar ração de adultos para filhotes! como alimentos vários gatos juntos sempre compro ração de adultos.

  51. 28 de Julho de 2013 às 9:18 am
    jorge luiz

    Bom dia Aline , eu já tive gatos siameses, hoje tenho 2 um grande adotado, e agora recentemente uma gata que teve a um mês 4 filhotes que ainda estão mamando que vou deixar num pet pra doação porque não tenho como ficar com eles, porém quanto a alimentação nem sabia que tinha ração pra gato castrado, geralmente não compro ração top de linha, mas vi muitas coisas neste site, sobre ração seca, e úmida, eu as vezes dou também além da ração alimentos naturais (carne bem pouco ) dá problema isso, ? eles até bebem bastante a água eu e minha esposa trabalhamos fora, mas trocamos todo dia e enchemos, agora uma pergunta quero castrar a gata, ela teve os filhotes dia 30/06/13 ainda mamam os filhotes, com quanto tempo agora posso operá-la ,? logo que os filhotes pararem de mamar , minha preocupação é ela ficar denovo grávida, ela apareceu aqui em casa e vou ficar com ela ?

  52. 28 de Julho de 2013 às 9:20 am
    jorge luiz

    obs desculpe, eles não são siameses, tem olhos azuis mas, não são siameses

    • 28 de Julho de 2013 às 9:59 am
      Aline Ailetos

      Bom dia Jorge,

      Sobre a alimentação, dê uma pesquisada nas opções de rações. Se você comprar um pacote maior de uma ração super premium pode valer à pena no preço. Pode dar carne sim, meu gato come carne crua depois de um tempo congelada, ele adora! E se a sua gata está amamentando, ela deve comer ração para filhotes.

      Sobre a castração, eu recomendo que você castre a sua gata o mais rapidamente possível, mesmo que ela ainda esteja amamentando, pois ela pode entrar no cio a qualquer momento. Procure um veterinário que castre através da técnica do gancho, o corte é bem pequeno.

      Seria interessante ver se o veterinário faz castração pediátrica também para poder doar os filhotes castrados. E seria interessante tentar doá-los para pessoas conhecidas, ou que você possa conhecer para ver se estão dispostas a cuidar bem dos gatinhos e a seguir a guarda responsável.

      • 2 de Agosto de 2013 às 3:08 pm
        jorge luiz

        primeiramente agradeço sua atenção e resposta hoje estive no nise da silveira na castração da prefeitura perguntando, disseram que tem que esperar amamentar e secar o leite, inclusive até esperar secar mesmo com remédios, perguntei sobre o risco de engravidar de novo, disseram que agora não haveria, mas vou ver o que você falou, pois pagando a cirurgia não deve ser muito barato, mas quero resolver, eu estou com uma ração nova saco de 3kg cheio de wiskas pois ja havia comprado, os gatinhos fizeram agora dia 30 um mês, porém estou tentando doar pra alguém que conheço, está difícil a única opção que tenho é um pet que cobra 20,00 por filhote para colocar na adoção, geralmente lá não demora muito adotam, bom pelo menos não vejo ficarem os mesmos muito tempo, gostaria de ter outra opção são 3 machos e uma fêmea puxaram a mãe olho azul, o pai é um gato que roda pela área parece ser de alguém, mas o macho que tenho briga com ele direto quando passa no quintal, a fêmea é linda saiu peluda meia rajada e olho azul, estou quase doando um macho malhado parece uma vaca branco com manchas pretas e olho azul, vou ver se acho alguém com essa tecnica moro em piedade, perto do guanabara da suburbana, se voce tiver uma indicação agradeço, boa tarde

        • 4 de Agosto de 2013 às 9:55 am
          Aline Ailetos

          Jorge,

          Eles ainda estão novinhos para serem doados, continue divulgando que pode ser que você consiga doá-los sem ter que colocá-los no pet shop.

          Alguns veterinários castram gatas no cio ou que estejam amamentando se elas correrem risco de cruzar novamente. Porém, muitos não castram, pois a cirurgia é um pouco mais complicada nestas condições. Se você puder mantê-la presa enquanto está amamentando, pode esperar para castrá-la. Eu sugiro que a mantenha sem acesso à rua sempre, já que a rua oferece muitos riscos!

          E infelizmente, eu não conheço nenhum veterinário aí para indicar!

          • 4 de Agosto de 2013 às 1:59 pm
            jorge luiz

            entendi aline, o caso nem é ir pra rua tenho um quintal bom que passa um ou outro gato por aqui e aí é que é o perigo, mas acredito que ela não esta no cio, o rapaz do pet só aceita filhotes, posso tentar segurar um pouco mais, eles até hoje nesse momento estão mamando, um aline esta praticamente doado, a gata ou o malhadinho a pessoa ta escolhendo porque a gata é linda rajada peluda e olhos verdes, o vaquinha e branco olhos azuis e pintas pretas, os outros dois é que são pretinhos parte branca no focinho mas ambos olhos azuis, onde posso fazer propaganda de doação, tem algum site, sou leigo nisso, achei um lugar que opera por 180, achei puxado, mas de graça é como te falei tem que levar primeiro pra consulta, ver se esta com leite, depois tem que voltar pra agendar operação e por fim vir outro dia pra operar, o meu tempo é que é o problema, sou da prefeitura saude, mas nao tenho tanto tempo, mas muito obrigado pela sua ajuda

          • 6 de Agosto de 2013 às 5:29 pm
            Aline Ailetos

            Oi Jorge,

            Se você tem facebook, divulgue para seus amigos e peça para eles compartilharem. Existem também grupos especializados, eu encontrei esse aqui:
            https://www.facebook.com/groups/grupogatossemlar
            Veja se você pode divulgar os gatinhos por lá, peça orientação para quem já doou os cuidados que você precisa ter. Eu não tenho também experiência com doações!
            Sobre a castração, toma realmente um pouquinho de tempo, mas vale muito a pena!

  53. 4 de Agosto de 2013 às 4:42 pm
    Cacilda

    Ola Aline,
    Estou preocupada com o Nick, ele engordou , se bem que ele era magricelo quando peguei.
    Esta comendo normal, a ração é de frando super premium p gato castrado, brinca muito de caçar.
    Agora a pelagem dele ficou linda d+ depois de castrado, as pessoas pessam que é de raça :)
    Bom sabado é dia dele tomar a dose de Vermigel , então vou me informar com o veterinário sobre ele ter engordado.
    Ele esta pesado, rsrs.sei pq pego ele no colo , ele não gosta mas pego não me contenho.
    Excelente semana para vc. as gatinhas, gatinho, e familia!
    Abraços

    • 6 de Agosto de 2013 às 5:17 pm
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,

      Conversa com o veterinário sim! Talvez seja necessário controlar a ração dele para que ele não fique obeso. Ele come ração à vontade né?

      Excelente semana para todos aí!

      Abraços.

  54. 6 de Agosto de 2013 às 5:40 pm
    Cacilda

    Oi Aline,
    Sim ele come ração a vontade, abri um pacote de ração ontem de três kg, agora vou me ligar na quantidade que ele come, e seguir a orientação do veterinário.
    Dou petisco, mas é três pedacinhos bem pequenos de manhã e a noite, mas é tão pequeno que ele quase nem encherga..rsrs
    Ah lembrei, o Nick gosta de uma bolinha de espuma tigrada com peninhas, vc compra um pacotinho, vem 1 ratinho, uma bolinha colorida com penas e uma bolinha tigrada com penas, ele cismou com a bolinha tigrada, só brinca com elas, uma já perdeu as penas e foi costurada, a outra já foi costurada e resta umas peninhas.
    O problema é achar esse empenadinho, sera que ele vai pela cor?
    Obrigada Aline , qqer novidade eu te conto
    ABraços

    • 9 de Agosto de 2013 às 10:17 am
      Aline Ailetos

      Eu não faço ideia do que faz os gatos escolherem o brinquedo favorito. A Aimée adora um ratinho branco, ele já está sem rabo e sem os pelinhos, comprei até um novo, mas ela prefere o velho! Vai entender!
      Abraços.

      • 10 de Agosto de 2013 às 4:25 pm
        Cacilda

        Oi Aline,
        Vim trazer notícias do Nick, foi no veterinário, tomou vermigel, cortou as unhas e aproveitei p passar o anti pulgas na nuquinha.
        Pulgas ele não tem, mas o vet disse que é bom passar um vez por mes.
        Então o Vet disse que ele engordou , e como estava muito magro ele não disse que por enquanto não é para controlar a ração.
        Agora a pelagem dele foi elogiada pelo vet, escovo todos os dias, fica macia, veludada , resumindo ( ele tá uma fofura) rsrs..
        Quanto ao brinquedo ele que cada gato tem seu jeito, uns brincam com todos brinquedos, outros só querem bolinha de papel, plastico, outros tem um brinquedo preferido, disse que cada gato com sua mania.
        Tem dois gatinhos na clinica, o Bacana e o Espeto, o Nick não gosta de conversar com eles. faz uma carinha feia e mostra até os dentinhos .
        ahh,,,ele tem ido no meu colinho, amassa paozinho e faz carinho com a patinha, que delicia, que vontade de apertar.
        Aline excelente fim de semana, à vc e familia!
        Abraços

        • 13 de Agosto de 2013 às 12:07 pm
          Aline Ailetos

          Oi Cacilda,
          É uma delícia mesmo essas “massagens” deles! Que bom que está tudo bem com o Nick e que ele está com peso e pelagem bons!
          Ótima semana,
          Abraços.

  55. 10 de Agosto de 2013 às 4:26 pm
    Cacilda

    Opss, (Ele disse que não é para controlar a ração)

  56. 14 de Agosto de 2013 às 12:48 pm
    Sheyla

    Oi Aline!!! Adotei uma gatinha a menos de um mês – me informaram que ela tem 8 meses. Já levei no veterinário, mas estou tendo dificuldade com a quantidade de comida. Quando ela chegou estava comendo Golden Frango para filhotes – mas o coco estava com o cheiro forte. Troquei por Royal Canin Indoor para adultos, o cheiro melhorou, mas está mole. Minha medida é um copinho de pinga, dou 4 medidas por dia. O que vc sugere???

    • 16 de Agosto de 2013 às 11:13 am
      Aline Ailetos

      Oi Sheyla,

      Você conversou com o veterinário a respeito disso? Talvez esteja mole por causa da troca e logo fique durinho. Sobre a medida, veja se na embalagem tem a quantidade em xícaras de café, algumas rações oferecem essa referência. E o veterinário liberou-a para comer ração de adulto?

  57. 23 de Agosto de 2013 às 5:46 pm
    Kelly Nogueira

    Boa tarde! Minha gatinha tem 4 meses e a ração dela é a CatShow filhotes. Essa ração é composta por 3 sabores: carne, peixe e leite. Percebo que ela sempre deixa as bolinhas (leite) no potinho. Eu deveria testar uma outra marca? Também ofereço a ela Friskies sachê (ela adora!). Li que você oferta aos seus gatos a ração da marca Proplan, ambas são da Purina, será que a Catshow seria a segunda linha? Ela já tomou todas as vacinas e foi castrada, isso altera alguma coisa na aimentação dela ou mantenho como está?

    • 2 de Setembro de 2013 às 11:56 am
      Aline Ailetos

      Oi Kelly,
      Continue dando ração de filhotes, mesmo ela já estando castrada, pois ela ainda está crescendo. É interessante que você dê ração de filhotes até ela completar 1 ano de idade.
      Sobre a marca, se ela estiver perdendo peso, talvez seja interessante trocar. Também sempre sugiro dar ração premium ou super premium. Comprando um pacote um pouco maior não sai tão mais caro.

  58. 26 de Agosto de 2013 às 4:39 pm
    lisandra

    Meu gato tem 1 ano e 8 meses e estava com problemas urinarios,levei nio vet,td certinho,deu antibiotico e o vet receitou a proplan urinary,ja comprei 3 pacotes,só q ela é muito cara,não dura nada,que outro tipio de ração eu posso dar para ele?

    • 2 de Setembro de 2013 às 11:50 am
      Aline Ailetos

      Oi Lisandra,
      Você teria que ver com o veterinário se é possível dar outra ração.

  59. 2 de Setembro de 2013 às 9:48 pm
    Cacilda

    Ola Aline,
    Passando para te desejar uma excelente semana!
    Para vc, familia e as fofuchas, Aimée, Allegra e o fofucho Athos :)
    Sei que vc vai perguntar do Nick :D
    Ele tá fofinho e arteiro , até na areia ele faz arte, tenho que misturar a areia!
    Areia Higiênica Granulada Premium Pipicat é branquinha perfumada e adivinha o que Nick faz?
    Ele deita na areia, e começa e brincar e se não misturo com outra ele joga a areia todinha fora da caixinha.
    A outra tb é ótima, mas preferia só a Pipicat por ser bem perfumadinha, mas é missão impossivel.
    Estou de olho na ração, abri o pacote de 3 kg dia 4 de agosto, vai completar um mes agora, vou pesar o que estiver no pacote para ter idéia de quantos kg ele comeu em 1 mes.
    O Vet disse que não pode passar de dois kg e meio, mas que o ideal é dois kg.
    Volto aqui para te contar quantos kg ele comeu em 1 mes.
    Eu não uso medida Aline, de manhã lavo o potinho de agua, espero ele comer a ração que coloquei a noite , depois jogo fora o restinho que sobrou e lavo tb.
    Durante o dia lavo a vasilhinha de agua +/- 6 vezes e a de ração a noite.
    Agora quando tenho que sair , deixo ele com mais ração e duas vasilhas de agua.
    Tento fazer o melhor, espero estar fazendo certinho ..
    Abraços
    Cacilda

    • 8 de Setembro de 2013 às 10:57 am
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,

      Espero que ele coma a quantidade certa, pois é um problema controlar a ração deles! No meu caso eu tenho uma gata que emagrece com muita facilidade e outra que engorda com muita facilidade, então quando eu tento controlar adivinha quem emagrece! E deixando à vontade, uma está acima do peso. Inclusive essa gordinha também brincava na areia limpa quando era mais nova! Hoje em dia ela não faz mais isso, acho que os outros avisaram que lá era banheiro… hehe!
      E não se preocupe, você é uma dona exemplar!
      Abraços e excelente semana para todos!

  60. 8 de Setembro de 2013 às 9:16 pm
    Cacilda

    Boa noite Aline,
    Sobrou 1 kg e 300 gramas de ração, sendo que sempre jogo um restinho fora todos os dias para lavar a vasilha e colocar ração fresquinha.
    Nick comeu 2 kg , está gordinho .. ainda está comendo a ração do pacote que abri dia 4 de agosto..
    Aline petisco engorda tb? dou de manhã e a noite três pedacinhos …
    Hoje ele comeu um pedaço de carne gelada, contra filé, fui cortar a carne e ele começou a miar e pedir dei um pedacinho.
    O veterinario falou que é para dar apenas ração e agua, mas um agradinho penso que não faz mal.
    Abraços e uma semana cheia de alegrias !

    • 15 de Setembro de 2013 às 10:22 am
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,
      O petisco ajuda a engordar sim. Veja se ele gosta de ração úmida e dê ela no lugar do petisco, pois ela é bem mais nutritiva.
      Eu dou carne para o meu gato de vez em quando e ele ama, mas levei bronca da veterinária por isso. A preocupação dela não foi com a saúde dele e sim com a saúde das pessoas, pois eu estaria “produzindo” Toxoplasma, o responsável pela toxoplasmose.
      Então se você for dar carne crua para ele como agrado, compre de locais confiáveis e congele a carne por pelo menos três dias para eliminar o Toxoplasma.

      • 15 de Setembro de 2013 às 11:02 am
        Cacilda

        Oi Aline,
        Não foi só vc que levou bronca de Vet, ontem levei o Nick para cortar a unha e comentei sobre dar carne, levei bronca tb ;p
        Ele disse que no lugar da carne é para dar peixe , eu mais que depressa falei , peixe? ele vai engasgar com a espinha………………………………
        Petisco ele disse que além de engordar deixa o coco com cheiro forte.
        Não tirei totalmente, dois apenas dois pedacinhos a noite.
        Só me tira uma dúvida Aline por favor, o que é ração úmida???
        O nome da ração , pq a seca eu dou a super premium.
        Ele continua dengoso, magoa e se vc escutar o miadinho dele vc faz todas as vontades ..rsrs
        No veterinário qdo Nick chega todos querem fazer carinho só p ouvir o miadinho dele :D
        Ok eu assumo sou mãe coruja .
        Aline obrigada pela ajuda, desejo tudo de bom para suas gatinhas e gatinho, vc e familia.
        Abraços

        • 21 de Setembro de 2013 às 8:34 am
          Aline Ailetos

          Oi Cacilda,
          Peixe eu não costumo dar, o Athos não gosta muito!
          Sobre a ração úmida, é aquela ração em lata. Eu tenho dado para os meus todos os dias um pouco ao invés de dar petiscos. E eles adoram (com exceção da Allegra que não é muito fã)!
          Não é só você que é coruja não!!! hehe
          Abraços.

  61. 11 de Setembro de 2013 às 11:39 pm
    Neyli

    Oi Aline…
    Tenho uma persa de dois meses “Malu”, gostaria de saber
    Se posso dar só ração seca pra ela, será q não machuca os
    Dentinhos???

    • 15 de Setembro de 2013 às 10:03 am
      Aline Ailetos

      Oi Neyli,

      Acredito que com dois meses ela já consiga comer só a ração seca sim, desde que seja específica para filhotes. Porém, caso você reparar que ela está com dificuldade, misture ração úmida.

  62. 25 de Setembro de 2013 às 10:27 pm
    oranna brito

    Minha gata é siamesa se chama Arya e tem uns 3 meses, ela era de rua eu dei o remedio de verme e ela ta colocando vermes viva, o que faço? elas oferecem perigo para seres humanos se encostarmos nelas? Outra duvida é que ela brinca na caixa de areia, se deita e joga areia pra todo lado, isso para com o tempo ou tenho que fazer algo? as vermes que encontrei viva estavam no pelo do rabo desconfio que ela esteja pegando da caixa o que faço? Me ajude!!!

  63. 29 de Setembro de 2013 às 2:39 pm
    giovane cesar de carvalho

    Boa tarde Aline
    gostaria de saber como consigo os niveis de garantia para gatos mais recente pois tenho que fazer um trabalho sobre gatos e nao consigo achar

  64. 13 de Outubro de 2013 às 5:00 pm
    Iaia

    Me ajuuude please.

    Minha gatinha persa tem 1 mês de vida e está em minha casa a 1 dia.
    A antiga dona me disse que ela usa o jornal para fazer as necessidades, porém… eu quero habituá-la a usar a caixinha.

    Comprei a caixinha com areia específica do tipo fina.
    Forrei o chão com jornal, coloquei a caixinha e apresentei a caixinha pra ela.
    Coloquei ela dentro, cavei a areia com a pata dela (vi ensinando em um site).

    Ela fez xixi e coco no jornal, do ladinho da caixa rsrs.

    Agora eu tirei um pedaço do jornal que tava sujo de xixi e coloquei dentro da caixa pra vê se ela entra pra fazer. (Fiz certo? Tô com medo de ela achar que tá sujo e ficar se prendendo ou fazer em outro local)

    O que você acha?

    • 14 de Outubro de 2013 às 4:17 pm
      Aline Ailetos

      Ela é bem novinha, é normal ela fazer fora da caixa no começo. Se ela insistir em fazer no jornal, tire-o e deixe somente a caixa. Ou coloque jornal dentro da caixa com bem pouca areia e vai aumentando a quantidade de areia conforme ela for se acostumando até cobrir todo o jornal e depois deixe somente areia.

  65. 22 de Outubro de 2013 às 8:38 pm
    MAra

    Olá, tenho uma gata siamês de 7anos, sempre se alimentou com ração Whiskas, mais ou menos 1 mês, troquei a ração dela, dei Royal Canin Sterilised, como acabou, comprei a ração gold cats de salmão, mais percebi que o pêlo da gata esta caindo fora do normal.

    O que devo fazer?

    • 23 de Outubro de 2013 às 9:35 am
      Aline Ailetos

      Oi Mara,

      Isso pode ter acontecido porque você trocou uma ração super premium por uma premium. Isso já me aconteceu também. Se possível, volte a dar a Royal Canin Sterilised, preferencialmente aquela para gatos com mais de 7 anos.

  66. 26 de Outubro de 2013 às 9:15 pm
    Cacilda

    Boa noite , Aline
    Amiga ando muito triste :(
    O Lorinho está tendo ataque epiletico, e isso acontece de madrugada.
    O veterinario veio ve-lo e disse que como ele não sente dor com o ataque não ia passar remedio pq ele já está muito velhinho e vai prejudicar o figado, coração etc..
    Me orientou para quando ele tiver o ataque, pegar e segurar para que ele não se machuque ao se debater.
    Deixa eu te perguntar antes que me esqueça, qual vasilha vc usa para colocar agua p os gatinhos?
    Meu filho comprou os potinhos todos de aluminio, pq disse que de plastico não pode.
    Uma amiga me aconselhou usar de ceramica ou vidro.
    Sem chance, Nick é estabanado , derruba o potinho de agua e de ração quando esta brincando .
    Ele vai quebrar e ainda se machucar.
    O potinho de agua não quer limpar, digo está limpo pq lavo com detergente de manhã e a noite, mas está manchado devido ficar com agua.
    Otimo fim de semana à vc..gatinhos e familia.
    Desde já obrigada.
    Abraços

    • 4 de Novembro de 2013 às 10:34 am
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,

      Fiquei triste por saber dos ataques epiléticos do Lorinho. Espero que ele tenha melhorado!

      Sobre a vasilha, eu uso de cerâmica tanto para água quanto para a comida e eles nunca quebraram. Se o Nick é estabanado, acho interessante você utilizar vasilhas de inox, tanto para a água quanto para a comida.

      Ótima semana,
      Abraços!

  67. 2 de Novembro de 2013 às 12:01 am
    sabrina

    Boa noite, gostei muito desse site, entrei e passei horas lendo tudo. Sempre criei cachorras, porém no começo do ano minha sobrinha achou um gatinho lindo recem nascido(olho fechado ainda) cheio de pulgas, vermes, fraquinho. Fiquei com dó e resolvi cuidar dele, fiz tudo e mais um pouco, hoje é meu bb ronrom (o nome dele é Zayron), depois de pouco mais de um mês entrou outro filhote no meu quintal, lógico que peguei também (Simba) e 4 meses atrás me mudei para o litoral e dias depois apareceu outro filhote (Manny). São meus filhos, meus amores. Como sei que gatos são essencialmente carnivoros dou carne cozida (frango, figado ou carne) picadas, feitas com azeite e uma pitada de sal. Dou uma porção a cada 4 ou 5 horas, num total de a 5 vezes por dia. O pêlo deles é super brilhante e macio, mas lendo algumas questões daqui fiquei preocupada, será que faz mal. Eles são super brincalhões, ficam 90% do dia dentro de casa, e ronronam e me afofam todo dia. Ao contrário do que dizem eles adoram que eu mude os móveis, brincam muito quando faço isso e atendem pelo nome, sentam para pedir comida e até dão a pata as vezes. obs: eles junto com a carne comem a ração filhote da golden.

    • 4 de Novembro de 2013 às 10:22 am
      Aline Ailetos

      Oi Sabrina,

      Fico feliz por saber das adoções!

      Sobre a carne, eu sugiro que você leia este texto e o site como um todo pois é especializado em alimentação natural:
      http://www.cachorroverde.com.br/index.php/dieta-cozida-para-gatos-filhotes/

      Se você seguir estas dicas, acredito que não precise nem dar a ração, pois eles já terão uma alimentação equilibrada. Não dê apenas a carne cozida, pois faltariam nutrientes importantes para eles, como a taurina, por exemplo.

      Eu também recomendo que você coloque telas em sua casa para que eles fiquem 100% do tempo em casa, pois os 10% que eles passam fora pode trazer incontáveis perigos e doenças. Acredite, quase todos os gatos que têm acesso à rua acabam morrendo precocemente por algo acontecido ou adquirido na rua.

      Meus gatos já completaram 4 anos (mais do que a média de vida dos gatos que vão para as ruas) e nunca tiveram qualquer problema de saúde grave. Ou seja, o que eu gastei com telas eu economizei com veterinários. E eles estão muito saudáveis e felizes.

      E se você ainda não os castrou, eu sugiro que castre, pois assim eles aceitarão melhor ficar em casa e, principalmente, não contribuirão para que mais filhotes nasçam nas ruas.

      • 5 de Novembro de 2013 às 6:45 pm
        sabrina

        oi Aline, agradeço pela resposta. Sobre alimentação natural já estou pesquisando seriamente o assunto e agradeço o link, embora eu dê a carne sempre junto com ração da golden filhotes, pretendo aos poucos introduzi-los a alimentação natural. Também me comovo muito com as causas animais, infelizmente não posso fazer muito, mas pelos que faço tento o melhor ao meu alcance. Sobre a castração dois já foram castrados, o outro fez 3 meses agora, então será castrado no final desse mês ou começo do próximo. Também sempre fui contra deixar os animais na rua, e minha casa é totalmente telada, mudei de cidade, saí de sp e vim para o litoral norte, e um dos motivos foi o bem estar deles. Só deixo eles sairem um pouco porque moro num lugar calmo, numa rua sem saída (só tem 3 carros de moradores, incluindo o meu). Mesmo assim tenho medo de doenças então deixo um pouco para tomarem um ar mas fico junto, eles ficam mais no quintal, mas quando vão para o jardim em frente a minha casa fico junto com eles. Ensinei todos a atenderem quando chamo, assim se eles se distanciam eu os chamo e eles voltam na mesma hora…Ah! eles são muito amigos da minha velhinha (minha cachorra de 13 anos), as visitas sempre me perguntam se eu adestrei todos e morro de orgulho ao responder que não, bastou amor e carinho para eles serem bonzinhos…kkk

  68. 26 de Novembro de 2013 às 9:58 pm
    Patricia

    estou dando pra minha gata castrada a ração goldem de salmão, toda hora ela mia, faz graça se joga no meu pé para pedir ração, acho que deixei a comida muito a vontade e agora ela tá obesa ….me sinto culpada duas vezes, por ela estar gordinha e ficar miando de fome, qual a quantidade certa diária que posso oferecer de ração, ela tem 1 ano e é uma sialatinha, eu peguei de adoção e já castrei e as vacinas estão em dia….gostaria de saber o valor prático, por exemplo ” 1 copo americano cheio” ou “uma xícara de chá”…Obrigada , gostei demais do Blog!!!

    • 16 de Dezembro de 2013 às 6:54 pm
      Aline Ailetos

      Oi Patricia,

      Dê uma olhada na embalagem da ração, porque em alguns casos vem a quantidade ideal e gramas e também uma referência em xícaras. E no começo ela vai pedir ração mesmo, mas depois acostuma com as novas regras!

  69. 5 de Dezembro de 2013 às 12:30 am
    Helena

    Boa noite, Aline,

    Os gatos (e cachorros) também precisam usar protetor solar?

    Agradecida pela atenção.

    • 16 de Dezembro de 2013 às 6:56 pm
      Aline Ailetos

      Alguns gatos e cachorros precisam sim de protetor solar. O ideal é, se possível, evitar que eles fiquem expostos ao sol em horários mais quentes.

  70. 5 de Dezembro de 2013 às 9:48 am
    Helena

    Bom dia! Aline, querida, sei que o preço é variável, mas, quanto custou a castração dos seus gatos?

    Acho que a minha gata está grávida e, caso esteja mesmo, não terei condições para abrigar os filhotes. Será que Pet Shops poderiam acolhê-los? Já viu isso? A gravidez sendo verídica ou não, já estou
    providenciando a castração para ela.

    Abraços. =)

  71. 15 de Dezembro de 2013 às 12:23 pm
    Juliana

    Olá,por favor me ajude,minha vó tem uma gatinha de 10 anos,minha vó é muito complicada encuca que a gatinha ta doente,que não come,que está magra …
    Bom e por isso vive dando comidinha mole (quase todos os dias)e acho que devia estimular a mastigação dela.
    Por favor oque você acha?

    • 16 de Dezembro de 2013 às 6:44 pm
      Aline Ailetos

      Oi Juliana,

      Se essa comidinha mole for ração úmida específica para gatos não há problema dar todos os dias.

  72. 15 de Dezembro de 2013 às 10:57 pm
    Cacilda

    Ola Aline, tudo bem?
    Amiga o Lorinho não teve mais ataque epiléticos :)
    Agora estou preocupada com o Nick, anda soltando muitos pelos, levei no veterinário, ele disse ser normal devido ao calor está trocando os pelos.
    E ainda levei bronca por dar dois banhos nele em um mes!
    O Vet disse que não pode dar muito banho em gatos, mas ele tava bem encardidinho..rsrs..
    Nem levei no vet p dar banho, ele não unha e nem morde, mas mia bem dengosinho, dá um dó.
    Dei banho na agua morninha do chuveirinho, sequei com três toalhas de banho e terminei com o secador de cabelo no frio, pq no quente e no morno faz barulho , ele fica com medo.
    Depois de seco , ele foi para o sol se lamber , pensei que ele fosse fugir ou magoar comigo, que nada logo ele esqueceu e veio brincar comigo de bolinha.
    Consegui cortar a unha dele, o que eu puder fazer em casa vou fazer, pq ele se estressa demais qdo vai no vet.
    Gatos destetam sair de casa, o Nick mia tanto + tanto , eu estava esperando meu filho me pegar de carro, e o Nick miando dentro da caixa de transporte, passou uma senhora, me olhou com a cara feia e disse, coitado do gatinho, pq ele está miando tão triste? para de judiar dele, nisso meu filho chegou, entrei no carro e nem respondi nada, dificil ia ser explicar que o Nick mia tristinho pq não gosta de sair..etc..etc..me coloquei no lugar dela, teria feito o mesmo.
    Aline desejo a você e familia “Feliz Natal”
    Já comprei os brinquedinhos de Natal para o Nick!
    Adora ganhar brinquedos, troquei os petiscos por brinquedos..
    Abraço

    • 16 de Dezembro de 2013 às 7:03 pm
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,

      Fiquei muito feliz de saber que o Lorinho está melhor. E é normal mesmo o Nick estar soltando mais pelo nessa época do ano, os meus também estão! E é realmente melhor cuidar dele em casa, muito menos estressante para ele!

      Também desejo a você e à família um Feliz Natal e um excelente Ano Novo! E a troca dos petiscos por brinquedos foi uma ótima ideia!

      Abraços.

  73. 15 de Dezembro de 2013 às 11:52 pm
    Maria Mônica

    Querida ALINE,

    A D O R E I suas publicações e orientações,esta de PARABÉNS !

  74. 16 de Dezembro de 2013 às 11:00 pm
    Cacilda

    Oi Aline,
    Esqueci de te contar (escrever) tenho em casa potinhos de porcelana bem forte e dificil de quebrar, coloquei a agua e a ração para o Nick.
    Ele ja derrubou os potes ..he he he..tá brincando e leva o brinquedo e deixa do ladinho para comer e beber agua, se não vejo ele termina e dá uma patada no brinquedo e la vai a agua para o chão.
    Ele continua na brincadeira com agua mesmo,se vejo ele bebendo agua com brinquedinho do lado, espero ele beber a agua e quando termina eu pego o brinquedo rapidinho, e como mia e reclama, se deixo ele brinca na agua, pode?
    Aline acho que não pode mesmo dar muito banho em gatos, dei dois banhos em um mes, foi que ele soltou mais pelo.
    Vou usar o produto que tenho receitado pelo vet devido a minha alergia no começo, FreeClear, ele fica limpinho e com a pelagem bonita.
    Mesmo com minha renite alergica , ele agora dorme no meu quarto..rsrs..deixo o vitro aberto e entra um ventinho gostoso pela persiana, ele deita na poltrona e ronrona feliz.
    Ele passou a dormir no meu quarto qdo fiquei tive uma crise de renite alergica, como fiquei o dia todo no quarto e só levantava para tomar remedios, de madrugada acordei com ele na poltrona, ahhhh..não tive coragem de tirar do meu quarto, apesar da médica martelar na minha cabeça que era para eu ficar longe dele :(
    Poxa ja vai completar 1 ano que estou com ele, deve ser devido ao calor que me atacou, muda d+ o tempo e muito abafado.
    Te sigo aqui desde que peguei o Nick , eu e ele agradecemos pela ajuda:)
    Abraço e rons rons do Nick =^..^=

    • 14 de Janeiro de 2014 às 9:19 am
      Aline Ailetos

      Oi Cacilda,

      Se já convive com o Nick há um ano e a crise apareceu somente no último mês, as chances de o calor ter favorecido o surgimento dela são bem maiores do que as chances de o Nick ter causado isso. Médicos adoram jogar a culpa nos animais mesmo. Espero que você esteja melhor!

      Abraços!

  75. 23 de Dezembro de 2013 às 2:04 am
    Ludi

    Quando ele come a grama (milho de pipoca)vc rega normalmente e nasce denovo??

    • 14 de Janeiro de 2014 às 9:08 am
      Aline Ailetos

      Oi Ludi,

      Aqui nunca nasceu de novo. Quando eu vejo que não tem mais grama para eles comerem, eu tiro as folhas secas e raízes e planto milho novamente.

  76. 26 de Dezembro de 2013 às 10:40 am
    Olivia de Amorim

    observando alguns comentarios percebi que os gatos tem que se alimentar de ração filhote até 1ano de vida. Eu tenho 8 gatos. 1 eu tenho certeza que tem mais de 1 ano. os outros não. Umas das gatas pariu 4 filhotes e eu pretento ficar com todos. Totalizando 8 gatos. Eu devo dar a todos ração para filhotes? As vezes pra variar eu dou fígado de galinha e peixe cozidos e eles adoram. Isso faz mal?

    • 14 de Janeiro de 2014 às 9:14 am
      Aline Ailetos

      Oi Olivia,

      É interessante dar ração de filhotes para todos sim, já que apenas um tem mais de um ano e você provavelmente não vai conseguir evitar que ele coma a ração de filhotes.

      Não há problema dar fígado e peixe de vez em quando não. Caso isso se torne mais frequente, eu acho legal você dar uma estudada em alimentação natural.

      E muito importante também, castre todos os seus gatos para evitar que nasça uma quantidade cada vez maior de filhotes!

  77. 27 de Dezembro de 2013 às 9:18 am
    Tânia Silva

    Ola, Aline!

    A algum tempo, solicitei a você informações sobre a caixinha, porque o meu gatinho não usava a caixa, somente fora. Hoje venho te pedir outra ajuda, ele cresceu e tem 7 meses de castrado, só que tenta o tempo todo sair para o quintal. Até deixo ele umas horinhas pegando sol, e depois coloco para dentro. A tarde ele dorme, quando chega a noite, ele começa a procurar lugar para sair. Se pendura na cortina da janela tentando encontrar um lugar para sair, tenho medo que ele acompanhe outros gatos e suma. Sabe o posso fazer? Um abraço, um lindo ano para você e sua família.

    • 14 de Janeiro de 2014 às 9:26 am
      Aline Ailetos

      Oi Tânia,

      Há possibilidade de ele sair do quintal para a rua? Algumas pessoas telam os muros e deixam os gatos terem livre acesso ao quintal. Se isso for possível para você é uma solução. Caso não seja, eu acho interessante você estabelecer uma rotina, deixá-lo ir para o quintal com supervisão sempre em um mesmo horário e ter paciência que um dia ele entende que ele só sairá neste horário.

      Abraço e ótimo ano!

  78. 2 de Janeiro de 2014 às 6:25 pm
    Valdenei Vieira da Silva

    Gostei da fonte de água para gatos. Tenho um gato que gosta de beber água no balde e minha filha tem uma gatinha que gosta de beber água na torneira.
    Vou mostra para ela.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*