Gatos aparentemente saudáveis Categoria: Cuidados | 24 de Novembro de 2011 | Por: Aline Ailetos 0

Escrevi recentemente sobre a importância de sempre observármos atentamente os nossos animais de estimação, pois muitas vezes eles não reclamam quando estão doentes e mudanças de comportamento, por mais sutis que sejam, podem indicar problemas de saúde.

Leia também: Os animais não falam

No caso do gato, em geral é bem difícil notar algum indício de que ele esteja doente, uma vez que na natureza, por serem pequenos caçadores, os gatos tendiam a ocultar suas vulnerabilidades para não servirem de presa para maiores predadores. Por isso, nossos bichanos carregam o instinto de disfarçarem que estão bem quando na verdade estão doentes.

Crédito: captainpancakes

Por mais que este comportamento tenha sido útil à sobrevivência da epécie quando vivia nas selvas e em disputa com grandes predadores, hoje, convivendo com os seres humanos e tendo a ciência em favor de sua saúde, ocultar suas enfermidades não é em nada vantajoso. Porém, nossos felinos não sabem disso e cabe a nós, seus donos, ficármos bem atentos a qualquer sinal de que algo não vai bem com estes nossos queridos bichos de estimação.

 

Os sinais que podemos notar

Por mais que os gatos sejam discretos quando não se sentem bem, sempre podemos notar algumas alterações de aparência e de comportamento. Tenha sempre em mente que o gato é um animal bastante rotineiro e por mais que sua vida, em muitos casos, possa se resumir a comer, dormir e brincar, ele realizará tais atividades com regularidade. Seu gato não deve deixar de brincar ou de se alimentar, ou mesmo passar a se alimentar e a dormir mais. Estas mudanças de hábitos podem estar ligadas a um eventual desconforto.

Com isso esteja sempre atento a:

Pelagem

O gato saudável deve apresentar pelos limpos e brilhantes. Se a pelagem do seu gato se tornar opaca ou você começar a notar um certo desalinho em seus pelos, o que evidencia negligência em sua rotina autolimpante, fique alerta que seu gato pode estar doente. Assim, não deixe de levá-lo a uma consulta com o veterinário.

Alimentação e peso

Gatos são animais pequenos. Se pode ser comum (e desagradável) nosso peso variar em um quilo ou dois, para eles o aumento ou diminuição de 200 gramas é uma variação significativa e que deve ser checada. Tanto quanto a falta de apetite, o aumento dele pode ser sinal importante, inclusive de doenças como hipertireoidismo e diabetes. E além da alimentação, o consumo de água também deve ser monitorado. Gatos que bebem pouca água, além de indicarem um potencial desconforto, podem facilmente se desidratar. E o aumento no consumo de água também pode estar ligado a alguma enfermidade.

Mucosas

Tente sempre observar a gengiva do seu gato. Ela deve ser rosada, nunca amarelada (o que pode indicar anemia), azul (falta de oxigênio, dificuldade respiratória) ou vermelha (febre ou intoxicação).

Disposição

Gatos são bichos dorminhocos, porém passam parte do dia ativos em suas brincadeiras. Se seu gato perder o pique para brincar ele pode não se estar se sentindo bem.

Mais

Além de todos estes sinais fique atento também para a ocorrência de vômitos ou diarréias, aumento de temperatura, presença de secreções, escoriações e odores como o mau hálito. Talvez seja o indício mais subjetivo, mas o olhar de um gato doente geralmente se altera também, tornando-se menos expressivo. Nunca deixa de levar o seu bichano ao veterinário se ele apresentar qualquer destas manifestações ou alterações de comportamento. É sempre mais fácil e barato tratá-lo quando ainda está no início da enfermidade e o sofrimento dele também é muito menor.

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*