Golden Retriever – Raças de Cachorro Categoria: Raça de cachorro | 10 de Agosto de 2012 | Por: Aline Ailetos 2

Golden Retriever é uma raça de cachorro bastante popular no país. Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro filhote ou adulto de Golden, conheça suas principais características comportamentais e físicas e as principais doenças que comumente ocorrem nesta raça e veja se este é o cão ideal para você, sua família e sua casa.

Adquirir um Golden Retriever como seu cachorro de estimação exige muita consciência e responsabilidade, uma vez que não estamos falando de um objeto e sim de uma vida, que é dependente e que se apega às pessoas com quem convive. Este é um compromisso de vários anos e você deve estar preparado para garantir todas os cuidados necessários durante todo este tempo.

Leia também: Você quer mesmo ter um animal de estimação?

É importante considerar, ainda, que o Golden Retriever é apenas uma das diversas raças de cães e que para a escolha de uma é muito importante conhecer todas as suas características e necessidades para poder decidir se o Golden será o mais compatível com você e com o que você pode oferecer a ele. Não escolha um cachorro Golden apenas pela sua aparência e jamais tenha um cachorro de raça por moda ou por status.

Leia também: A escolha do seu gato ou cachorro de raça: comece por aqui

Então você está pensando em adquirir um Golden Retriever? Leia o texto abaixo e conheça um pouco mais sobre esta incrível raça de cachorro.

  1. Histórico
  2. Personalidade e Comportamento
  3. Características Físicas
  4. Doenças comuns à raça
  5. Adquirindo um Golden Retriever

Histórico

A raça Golden Retriever foi desenvolvida no Reino Unido, a partir de cruzamentos entre cães de diferentes raças, tais como o Labrador, o Setter Irlandês, o Bloodhound, o Flat-Coat e a já extinta raça Tweed Water Spaniel. Este trabalho de criação do Golden foi realizado a partir de meados do século XIX por um criador escocês, o Sir Dudley Majoribanks ou Lorde de Tweedmouth, o qual tinha como objetivo obter um cachorro de porte médio, que fosse calmo, obediente, inteligente e, consequentemente, fácil de treinar e com ótimos faro e habilidade para a busca da caça tanto em terra como na água.

Graças a estas características alcançadas, além da sua aparência, o Golden é atualmente um dos cachorros mais populares em países como o Japão, a Inglaterra e os Estados Unidos. No Brasil, a popularidade da raça cresceu enormemente nos últimos anos e de maneira similar à do Labrador, resultando em um aumento da exploração da raça por criadores amadores e no consequente aumento no número de Goldens atípicos, com problemas comportamentais e de saúde.

 

Personalidade e Comportamento

Crédito: gpoo
O Golden Retriever tem uma expressão naturalmente doce, o que reflete exatamente a sua personalidade e o seu comportamento. O Golden é um cachorro alegre e confiável a todos, seja ao seu dono ou a pessoas desconhecidas, crianças e até mesmo a outros animais de estimação, incluindo os gatos.

Como a raça Golden Retriever foi desenvolvida para a busca da caça, este cachorro tende a ser obediente e inteligente, além de ser atlético e apresentar grande energia e vitalidade. Dessa forma, é importante levar o cachorro Golden para passear duas vezes ao dia e brincar com ele com frequência jogando objetos para que ele corra para pegar.

Apesar da docilidade e da confiabilidade de um cachorro da raça Golden Retriever, ele é um cão de grande porte e que tem um corpo robusto, o que faz com que seja necessário ensiná-lo a passear na guia sem puxar e a não pular nas pessoas, pois ele pode derrubar pessoas mais frágeis ou mesmo crianças.

O Golden mantém o seu comportamento de filhote entusiasmado por muitos anos e, dessa forma, é interessante propor a cães dessa raça treinos de obediência para que sejam calmos e obedientes.

O Golden Retriever normalmente é um cachorro observador e tem grande vontade de agradar o seu dono. Com isso, o seu treinamento é relativamente tranquilo, apesar de ele poder se distrair com certa facilidade. Mantendo o Golden exercitado e treinado, ele se adapta facilmente a sua rotina e até a espaços pequenos.

 

Características Físicas

O Golden Retriever é um cachorro de grande porte, os machos podem medir de 56 a 61 centímetros de altura e as fêmeas de 51 a 56 centímetros. A pelagem da raça tem comprimento médio, pode ser lisa ou ondulada e sua cor pode variar em qualquer tom de dourado ou creme. O subpelo é denso, protegendo o cachorro de intempéries.

A pelagem do Golden Retriever é uma questão importante a ser considerada, uma vez que exige cuidados especiais, tais como a escovação e o banho frequentes. A cada seis meses ocorre a troca de pelos e nesta ocasião ele pode soltar bastante pelo, o que aumenta o trabalho com a limpeza da casa. Ainda com relação aos pelos, é comum donos de Goldens terem de conviver com suas roupas cheias de pelos dourados.

Portanto, se você não quer ter problemas com pelos espalhados pela casa ou grudados em suas roupas, talvez o Golden Retriever não seja o melhor cachorro para você.

 

Doenças comuns à raça

Cachorros de raça em geral tem maior predisposição a determinadas doenças se considerar a população total de cães. Isto ocorre graças à intervenção humana na reprodução destes animais, o que é chamado de seleção artificial. Para entender o que esta seleção pode promover leia o texto “Considere os problemas das raças de cães e gatos“.

Dentre as doenças mais comuns do Golden Retriever, podem ser citadas a estenose aórtica e as displasias de cotovelo, coxofemural e de retina. Todas estas doenças parecem ter caráter genético, sendo, dessa forma, herdadas entre as gerações de cães desta raça.

A estenose aórtica é caracterizada por uma obstrução parcial do fluxo de sangue que sai do coração pela aórta e que é transportado para todo o corpo. Com esta obstrução, o coração passa a trabalhar mais para bombear o volume adequado de sangue. Dependendo do grau de obstrução, os sinais da doença podem variar e o cão pode apresentar cansaço ao se exercitar e até desmaiar e pode desenvolver também uma hipertrofia ventricular pelo excesso de batimentos do coração.

A displasia coxofemural é caracterizada por uma má formação nas articulações entre os ossos da bacia e dos membros posteriores. Em alguns casos, a doença é assintomática, porém, na maioria dos casos a displasia provoca dor, o que faz com que o cachorro manque ou até deixe de andar dependendo da severidade da doença e se a mesma não for adequadamente tratada. Como a doença tem caráter hereditário, criadores sérios fazem radiografias de seus cães e não reproduzem os cães que apresentarem esta má formação articular. Com isso, é importante exigir o laudo que comprove que os pais do filhote de Golden Retriever a ser adquirido não apresentem displasia coxofemural.

Outra doença bastante comum em cães da raça Golden Retriever é a displasia de cotovelo, caracterizada pelas más formações nas articulações de cotovelo, a qual também promove dor e faz com que o cachorro apresente claudicação dos membros anteriores.

Goldens também são propensos a apresentarem problemas oftálmicos, como a catarata, a atrofia e a displasia de retina, as quais podem levar o cachorro à cegueira. A displasia de retina é caracterizada por um desenvolvimento anormal da retina que dependendo do grau de severidade pode ocasionar certa perda de visão ou até mesmo a cegueira total. Goldens portadores já nascem com a doença.

Por serem todas doenças hereditárias, cães com o histórico de alguma destas doenças em indivíduos de sua família não devem jamais ser utilizados para o acasalamento.

 

Adquirindo um Golden Retriever

Infelizmente, no Brasil encontramos um grande número dos chamados Goldens atípicos, que são os cachorros da raça que apresentam desvios comportamentais, físicos e até mesmo de saúde. Goldens Retrievers atípicos podem, por exemplo, não ser tão obedientes e tranquilos como o esperado para os cachorros desta raça. Isto ocorre graças à popularidade da raça, o que faz com que existam pessoas explorando comercialmente a criação de cachorros sem qualquer preocupação e seriedade, apenas pensando no lucro da venda de filhotes de Golden Retriever.

A criação de Goldens, assim como a criação de qualquer outra raça de cachorro ou gato exige conhecimento. Não basta apenas ter dois cães da raça para o cruzamento, é preciso conhecer a fundo a saúde e o temperamento, além da linhagem dos cães que serão acasalados para minimizar os desvios comportamentais e as doenças comuns à raça. Portanto, não coloque seu Golden Retriever para cruzar sem qualquer conhecimento e não compre seu cachorro sem conhecer o trabalho do criador. Fuja das fábricas de filhotes, pois além de financiar o sofrimento e a morte de inúmeros animais, você muito provavelmente estaria adquirindo um Golden atípico e com problemas temperamentais e físicos.

O Golden Retriever é o cão ideal para você? Se a resposta for positiva, que tal antes de comprar procurar um Golden disponível para adoção? Muitos Goldens são abandonados por serem comprados por impulso e precisam de um lar.

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

2 Comentários

  1. 20 de Setembro de 2012 às 6:53 pm
    barbara

    Olha , gostaria de saber……se tem algum filhote de golden para doação………..

    aguardo resposta com urgencia

    • 20 de Setembro de 2012 às 8:42 pm
      Aline Ailetos

      Olá Barbara,
      O blog só divulga informações, não temos nenhum cachorro ou gato para doação.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*