Não existem consultas veterinárias online Categoria: Veterinário | 10 de Setembro de 2012 | Por: Aline Ailetos 2

Quando o cachorro ou o gato de estimação está doente, a única solução é levá-lo ao médico veterinário. Pedir indicação de medicamentos para cães e gatos na internet pode ser muito perigoso.

No dia 1 de Setembro, o blog completou 1 ano de existência e fico feliz por ter chegado a esta marca. Também me deixa feliz o seu crescimento, que até poderia ter sido maior se eu tivesse me dedicado mais a ele. Infelizmente, faltou-me tempo.

Com este crescimento do blog, meus artigos começaram a receber comentários e eu gostaria de dizer que adoro esta interação e sempre que possível, irei responder a estes comentários recebidos. Também tenho recebido contatos por e-mail, os quais são todos respondidos e as dúvidas são tiradas se isto estiver ao meu alcance.

Contudo, em alguns dos comentários e e-mails, eu tenho recebido pedidos de indicação de medicamentos e de dosagens a serem administradas aos cães e gatos. Neste caso, eu não posso ajudar. Meu papel aqui é buscar informações para que eu me torne uma melhor dona dos meus cães e gatos e para compartilhar estas informações através dos artigos que escrevo. Eu sou apenas dona de cães e gatos e não médica veterinária. Se eu indicasse medicamentos para cães e gatos, eu estaria realizando uma função para a qual eu não tenho habilitação. Além de ilegal, isso é muito perigoso para os animais de estimação.

gatinho no computador

Crédito: dougwoods

Ninguém deveria indicar medicamentos para cães e gatos, mesmo que um médico veterinário tenha prescrito tal remédio para um cachorro e outro apresente sintomas semelhantes. A internet é uma ótima ferramenta para buscar informações sobre problemas comportamentais, dicas de cuidados, alimentação, higiene, segurança, características e até mesmo sobre doenças e seus sintomas. Contudo, quando o animal está doente, levá-lo ao veterinário é a única solução.

O argumento de todos quando pedem indicação de medicamentos é que eles não têm dinheiro para levar o cachorro ou o gato ao veterinário. E acredite, eu compreendo esta situação e já passei pela mesma diversas vezes. Porém, nós temos a obrigação de cuidar do nosso animal de estimação, tendo ou não dinheiro no momento. Esta é uma das primeiras obrigações a serem pensadas quando queremos um animal de estimação. Deixar um animal doente sem o atendimento adequado é tão cruel quanto os casos de maus tratos que vemos na mídia.

Além disso, as pessoas sempre mencionam o quanto amam os seus animais de estimação. Na minha opinião, se este sentimento é sincero, gastamos o dinheiro que temos e o que não temos pelo bem-estar deles. A saúde dos seres que amamos, sejam estes humanos ou não, não deveria ter preço.

Ontem, dia 09 de Setembro foi o dia do Médico Veterinário e nesta data o ano passado eu escrevi sobre a importância de se ter um veterinário de confiança. Se você leva os seus animais habitualmente a um mesmo veterinário, as chances de ele te dar um desconto ou de facilitar o pagamento aumentam, além de você ter a quem recorrer prontamente em casos de emergência.

cachorro doente

Vamos valorizar a saúde dos nossos cães e gatos. E ainda, vamos valorizar o médico veterinário, esta profissão tão importante para nós e para nossos animais de estimação.

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

2 Comentários

  1. 10 de Junho de 2013 às 4:50 pm
    tania silva

    Ola, Aline!

    Quero uma ajuda sua se possível. Meu gatinho sebastian dorme guase o dia todo levanta come, bebe água brinca um pouquinho e volta a dormir. Isso é todo dia. Quando chega a noite que todos vão dormir ele quer brincar. Corre a casa inteira, pula de um sofa para outro, entra embaixo do sofa rasga o forro, faz muito barulho, nós brigamos mas não adianta. Quando está guase amanhecendo ele vai dormir. Sabe o que posso fazer para deixar ele mais tranquilo a noite. Bjs Tânia. ( ele ainda não é castrado)

    • 11 de Junho de 2013 às 9:10 am
      Aline Ailetos

      Oi Tânia,

      Ele ainda é filhote? Já tentou brincar com ele durante o dia para tentar mantê-lo acordado por mais tempo? Como ele dorme o dia todo ele fica consequentemente ativo durante a noite. Por isso é interessante deixá-lo ativo por mais tempo durante o dia para que ele se condicione a dormir durante a noite.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*