Pastor Alemão – Raças de Cachorro Categoria: Raça de cachorro | 12 de Junho de 2012 | Por: Aline Ailetos 43

Pastor Alemão é uma raça de cachorro bastante popular no país. Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro filhote ou adulto de pastor alemão, conheça suas principais características comportamentais e físicas e as principais doenças que comumente ocorrem nesta raça e veja se este é o cão ideal para você, sua família e sua casa.

Adquirir um cachorro de estimação exige muita consciência e responsabilidade, uma vez que não estamos falando de um objeto e sim de uma vida, que é dependente e que se apega às pessoas com quem convive. Este é um compromisso de vários anos e você deve estar preparado para garantir todas os cuidados necessários durante todo este tempo.

Leia também: Você quer mesmo ter um animal de estimação?

É importante considerar, ainda, que existem diversas raças de cães e que para a escolha de uma é muito importante conhecer todas as suas características e necessidades para poder decidir se o seu futuro cachorro será compatível com você e com o que você pode oferecer a ele. Não escolha uma raça de cachorro apenas pela sua aparência e jamais tenha um cachorro de raça por moda ou por status.

Leia também: A escolha do seu gato ou cachorro de raça: comece por aqui

Então você está pensando em adquirir um pastor alemão? Leia o texto abaixo e conheça um pouco mais sobre esta incrível raça de cachorro.

  1. Histórico
  2. Personalidade e Comportamento
  3. Características Físicas
  4. Doenças comuns à raça
  5. Adquirindo um Pastor Alemão

Crédito: Vinni123

Histórico

Como o próprio nome da raça já evidencia, o pastor alemão é um cão originário da Alemanha. A raça foi criada a partir de variedades de cães de pastoreio do centro e do sul do país, objetivando-se o desenvolvimento de um cachorro de utilidade ou de trabalho. Para isso, foram consideradas não apenas as aptidões físicas, como também o seu caráter e o seu comportamento.

O padrão oficial da raça proposto, assim como o primeiro exemplar de pastor alemão reconhecido são creditados a um criador chamado Max von Stephanitz. Da Alemanha, o pastor alemão foi levado à Inglaterra após a Primeira Guerra Mundial e a partir de então torno-se popular em todo o mundo.

 

Personalidade e Comportamento

Crédito: matthewreid

O pastor alemão ideal é um cachorro ponderado, bem equilibrado, dócil, vigilante e inofensivo se não for provocado. No entanto, ele é naturalmente um cão de guarda, o que faz com que apresente coragem e instinto de luta. Ainda, o pastor alemão é um cachorro bastante inteligente e que aprende facilmente, tornando-se apto a trabalhos como de resgate, de guarda, de guia para cegos e policial.

 

Crédito: pigsonthewinguk

Cachorros da raça pastor alemão em geral possuem bastante energia física e mental e precisam de passeios diários, além de serem recomendadas atividades associadas ao exercício mental, tais como treinamentos de obediência, schutzhund, agility e até mesmo brincadeiras de jogar bolinha. É muito importante para o equilíbrio emocional do cachorro que ele aprenda comandos de obediência ou mesmo que seja adestrado quando filhote. Ainda, o pastor alemão deve ser treinado desde filhote para a guarda se ele for desempenhar tal atividade.

Por ser uma raça de cachorro dócil, pastores alemães tendem a aceitar a convivência com outros animais de estimação. Contudo, é importante que seja feita uma adequada socialização quando o cachorro ainda é jovem e ainda assim alguns indivíduos da raça não aceitam a convivência com gatos ou se tornam dominantes e até mesmo agressivos com outros cães do mesmo sexo.

Assim, o pastor alemão não é indicado para quem quer um cachorro apenas para companhia e que não tenha tempo ou disposição para as atividades físicas e mentais de que ele necessita. Cachorros da raça podem viver em ambientes limitados, como em um apartamento, desde que possa fazer longos passeios várias vezes ao dia.

 

Características Físicas

O pastor alemão é um cachorro de grande porte, um pouco maior em comprimento do que em altura, forte e bem musculoso. Quando filhote, o pastor alemão possui as orelhas caídas e estas ficam em pé depois dos seis meses de idade. Quando adulto, o pastor alemão macho pode medir de 60 a 65 centímetros e a fêmea de 55 a 60 centímetros de altura até a cernelha.

Os pastores alemães possuem uma pelagem dupla, formada de pelo e subpelo. O pelo é bastante denso e de comprimento médio, o que faz com que seja necessário escovar frequentemente, evitando, assim a formação de nós. O ideal é iniciar a escovação quando o cachorro ainda é filhote, para que ele se acostume com este cuidado.

As cores do pastor alemão variam do preto ao cinza claro, com marcas marrom avermelhadas, marrons ou amarelas, ao inteiramente preto ou cinza sombreado, sendo o subpelo cinza claro. É característico do pastor alemão uma máscara e um manto, ambos pretos. Os pastores brancos são de outra raça chamada Pastor Branco Suíço.

 

Doenças comuns à raça

Cachorros de raça em geral tem maior predisposição a determinadas doenças se considerar a população total de cães. Isto ocorre graças à intervenção humana na reprodução destes animais, o que é chamado de seleção artificial. Para entender o que esta seleção pode promover leia o texto “Considere os problemas das raças de cães e gatos“.

Graças à angulação típica dos membros traseiros de cães pastores alemães, uma doença bastante comum à raça é a displasia coxofemural, caracterizada por uma má formação nas articulações entre os ossos da bacia e dos membros posteriores. Em alguns casos, a doença é assintomática, porém, na maioria dos casos a displasia provoca dor, o que faz com que o cachorro manque ou até deixe de andar dependendo da severidade da doença e se a mesma não for adequadamente tratada.

A displasia coxofemural tem caráter hereditário e, dessa forma, criadores sérios fazem radiografias de seus cães e não reproduzem os cães que apresentarem esta má formação articular. Com isso, é importante exigir o laudo que comprove que os pais do filhote de pastor alemão a ser adquirido não apresentem displasia coxofemural.

Outra doença de caráter genético que pode ser encontrada em cães da raça pastor alemão é a mielopatia degenerativa, na qual há uma perda lenta e progressiva da coordenação dos membros posteriores e que pode ser evidenciada em cachorros com cinco anos de idade ou mais. Os sinais iniciais da mielopatia degenerativa se confundem com os da dispalsia coxofemural. O tratamento para esta doença é paliativo e dependendo da evolução do quadro, o cachorro pode ter que ser sacrificado.

A insuficiência pacreática exócrina é outra doença genética que pode afetar cães da raça pastor alemão, ocasionando a perda da habilidade em digerir a proteína, o que provoca uma perda de peso progressiva, mesmo que o cachorro continue se alimentando adequadamente. A hemofilia, caracterizada por problemas de coagulação no sangue é também uma doença genética que afeta comumente o pastor alemão. Outras doenças genéticas comuns ao pastor alemão são a dermatofibrose nodular, a ceratite superficial crônica, a panosteitis e a fístula perianal.

Por serem todas doenças hereditárias, cães com o histórico de alguma destas doenças em indivíduos de sua família não devem jamais ser utilizados para o acasalamento.

 

Adquirindo um Pastor Alemão

Crédito: ceris42

Infelizmente, no Brasil encontramos um grande número dos chamados pastores atípicos, que são os cachorros da raça que apresentam desvios comportamentais, físicos e até mesmo de saúde. Isto ocorre graças à popularidade da raça, o que faz com que existam pessoas explorando comercialmente a criação de cachorros sem qualquer preocupação e seriedade, apenas pensando no lucro da venda de filhotes de pastor alemão.

A criação de pastores alemães, assim como a criação de qualquer outra raça de cachorro ou gato exige conhecimento. Não basta apenas ter dois cães da raça para o cruzamento, é preciso conhecer a fundo a saúde e o temperamento, além da linhagem dos cães que serão acasalados para minimizar os desvios comportamentais e as doenças comuns à raça. Portanto, não coloque seu pastor alemão para cruzar sem qualquer conhecimento e não compre seu cachorro sem conhecer o trabalho do criador. Fuja das fábricas de filhotes, pois além de financiar o sofrimento e a morte de inúmeros animais, você muito provavelmente estaria adquirindo um pastor alemão atípico e com problemas temperamentais e físicos.

O pastor alemão é o cão ideal para você? Se a resposta for positiva, que tal antes de comprar procurar um pastor alemão disponível para adoção? Muitos pastores alemães são abandonados por serem comprados por impulso e precisam de um lar.

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

43 Comentários

  1. 19 de Junho de 2012 às 8:03 pm
    ELIZETE P. LIMA

    Achei esclarecedor o blog, de grande ajuda.

    Tenho dois pastores, uma manto negro e outro branco.
    A femea tem 14 anos e o macho 12,

    Como no momento encontro-me sem recursos financeiro, gostaria de saber se na região que moro tem algum local gratuito, ou barato onde possa levar meus cães, que se encontra, com os sintomas mencionados.

    O macho já estou levantando a traseira, para fazer todas as necessidade, ele é enorme, o que me causa lombalgia constante. ele se arrasta.
    A fêmea é peq. magérrima, pois se alimenta mal, e os membros traseiro, estão ficando endurecidos, mas ainda consegue andar.
    Moro no Colubandê, São Gonçalo-RJ.
    Estou penalizada com meus bichinhos que tenho desde peq.
    Os caes não tem qualquer parentesco. Considero-os meus filhos, criaturas de Deus. por isso tenho amor por eles.

    Agradeço desde de jà. Se não souber me informar, tem algum medicamento paleativo. Que Deus a abençõe. Abraços
    Não teem a mesma or

    • 20 de Junho de 2012 às 2:39 pm
      Aline Ailetos

      Olá, Elizete. Que bom que o blog tenha ajudado!

      Em São Gonçalo não conheço nenhum atendimento veterinário a baixo custo. No Rio tem a Suípa que atende a baixo custo, só não sei se é possível a você levá-los até lá. Infelizmente, não posso indicar qualquer medicamento, pois não sou veterinária e estaria exercendo ilegalmente a profissão.

      Procure um veterinário que possa atender seus cães e facilitar as condições de pagamento, pois somente assim seria possível diagnosticar o que eles têm e iniciar um tratamento adequado. É preciso ver qual é a causa exata dos sintomas, se é problema muscular, ósseo, neurológico, se há dor ou fraqueza, se existe alguma doença ou se é por conta da idade. São tantas as causas que dificilmente um medicamento indicado pela internet poderia ajudar.

      Espero de coração que seus cães melhorem! Abraços.

  2. 16 de Outubro de 2012 às 5:44 pm
    Rogerio Reis de Pinho

    Olá. Tenho uma cadela pastor alemão capa preta de nome Xena. Ela tem 5 anos muito bem cuidada e linda. Ontém dia 15/10/12 estava passando a mão nela e percebi dois caroços em na parte de cima (costas) percebi que já estão grandes´. Apertei para ver se ela sente dor, mas não reclamou. Gostaria de saber o que pode ser. Ela continua alimentando normalmente e não mudou seu humor. Continua brincalhona como sempre.
    Obrigado pela atenção.

    • 17 de Outubro de 2012 às 2:15 pm
      Aline Ailetos

      Olá Rogerio,

      Ela tomou alguma vacina ou injeção recentemente? Isso já aconteceu com meu cachorro, a injeção deu uma reação local e formou um caroço, que sumiu em algumas semanas. Se for isso, eu indico que você entre em contato com o médico veterinário para confirmar ou caso ela não tenha tomado vacina ou injeção há pouco tempo é importante que você a leve no veterinário para que veja o que pode ser. De qualquer forma, não deixe de verificar isso!

  3. 3 de Dezembro de 2012 às 4:11 pm
    maria neves

    na verdade gostaria de conversar um pouco estou com raiva aflita .por que veterinario e tão caro tenho um pastor de 6 meses .ele estar doente voces que conhece tanto essa raça talvez pode mim orientar .ele começou comendo murro terra e a bariga inchada chamei um veter ele mandou dar um vermiforme e um anti-inflamatório mas nada adiantou terminei te dar um cálcio cal-D mix comprimido mas nada adiantou continua comendo muito pouco e esmagrecendo muito mim ajuda se poderem

    • 4 de Dezembro de 2012 às 6:00 pm
      Aline Ailetos

      Olá Maria,

      Às vezes o veterinário não consegue identificar de primeira o problema do cachorro, porém apenas ele é capaz de passar um tratamento eficaz. Se você não confia mais no veterinário que está cuidando do seu cachorro, a única coisa que posso te aconselhar é que procure outro profissional. Estou torcendo para que o seu cachorro melhore!

      Abraços.

      • 18 de Janeiro de 2013 às 9:52 pm
        maria neves

        ola boa noite:voltei a escrever por que estou muito feliz meu cachorro o qual sito ai em cima ficou bom estar curado ele estava com problemas no figado a bariga estava muito inchada pedi ajuda pra tudo e pra todos mas o veterinário pediu exames de sangue ja tomou todos medicamento estar lindo olha nunca desista do seu cao mesmo quando over pessoas que manda voce sacrificar achando que não tem cura todos falavam que o meu não tinha cura que era bariga dagua não ele estar linda ja estar engordando ja voltou a se alimentar muito bem olha obrigado por ter um lugar para gente chorrar desabafar aquele dia eu estava muito triste mas agora so felicidade ob
        rigado gente

        • 20 de Janeiro de 2013 às 9:40 am
          Aline Ailetos

          Olá Maria,
          Fiquei muito feliz por saber que seu cachorro está bem! E que seu comentário seja um exemplo para que as pessoas não desistam de seus animais e que sempre procurem um veterinário. Obrigada por vir trazer notícias dele!

  4. 18 de Dezembro de 2012 às 8:43 pm
    Anapaula Madeira

    Por favor, preciso de ajuda. Tenho um cão de 2 anos e 9 meses que se chama Samurai. Ele é mestiço pastor com labrador e após vivermos em uma granja por um ano, retornamos para a cidade onde moro em um apt grande acontece que por stresse de uma cirurgia, ele me atacou no mês passado ( fez um belo estrago kkk) daí, os vizinhos ficaram sabendo e entraram na justiça para que eu tire ele daqui. Ele quase não late, saio sempre quando não tem ninguem na portaria e mesmo assim, de fucinheira. Por favor, alguem me oriente?!

    • 19 de Dezembro de 2012 às 8:56 pm
      Aline Ailetos

      Olá Anapaula,
      Se entraram na justiça você deve procurar um advogado para orientá-la neste processo. Não entendo muito sobre condomínios, mas até onde sei é permitido por lei que você tenha seu cachorro, mesmo que exista algo na convenção do condomínio que proíba. O maior problema que vejo no caso é o fato de ele ter te atacado, pois isto pode ser usado como prova contra você neste processo.
      Encontrei uma cartilha interessante com orientações sobre animais em condomínio, vale a pena ler:
      http://www.proanima.org.br/arquivos/cartilha-sobre-animais-em-condominio
      Mais uma vez, procure um advogado para auxiliá-la e lute pelo seu cachorro! Boa sorte e espero ter ajudado.

  5. 29 de Janeiro de 2013 às 3:06 pm
    Daniele Melo

    Ola moro em Manaus!
    Tenho um cão pastor alemão capa preta de quatro meses…..quande nos compramos ele com dois meses a sua pata esquerda era perfeita…os meses se passaram e sua pata esta ficando cada vez mais torta e estou preocupada porque hoje ele amanheceu mancando….você pode me ajudar?

    • 30 de Janeiro de 2013 às 9:51 am
      Aline Ailetos

      Daniele,
      Para descobrir o que o seu cachorro tem é importante levá-lo a um veterinário, que provavelmente pedirá um raio-x para verificar o que pode estar acontecendo com a perna dele.

  6. 9 de Fevereiro de 2013 às 11:43 pm
    Andréa

    Boa noite tenho um Pastor Alemão de 4 anos ,e alguns meses seus olhos começaram a ficar escuros e ainda não pude leva-lo ao veterinário gostaria de saber se ele pode perder a visão ou se uma cirurgia resolveria seu problema.

    • 10 de Fevereiro de 2013 às 9:25 am
      Aline Ailetos

      Bom dia Andréa,
      Eu recomendo que você leve o seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível, pois os olhos ficarem escuros podem ser sintoma de alguma doença.

  7. 23 de Fevereiro de 2013 às 2:09 pm
    Silmara

    boa tarde Aline,

    Meu nome é Silmara,moro em Uberlândia,MG e tenho um pastor de 17 anos.Estou muito preocupada em não saber como cuidar do meu cão idoso.Ele está com dificuldade de locomoção,ouve pouco, quase não late e começou a defecar e urinar em qualquer lugar,ele me segue pela casa, mas fica muito triste quando tenho que viajar ou demoro no trabalho se recusando a se alimentar.A veterinária me orientou a dar um remédio que chama SOS, para aliviar o stress da ausênsia.Eu também fico com saudades quando viajo e já cheguei até a não viajar por causa dele.Infelismente sei que não viverá muito tempo, por isso minha preocupação com sua saúde.Obrigada.

    • 25 de Fevereiro de 2013 às 3:25 pm
      Aline Ailetos

      Boa tarde Silmara,
      Cães idosos precisam de cuidados especiais, dedicação, paciência e muito amor, pois com o avançar da idade, os problemas de saúde aparecem e infelizmente não há muito a se fazer. O que recomendo é que você procure o auxílio de um veterinário, de preferência geriatra se você encontrar aí em Uberlândia. Talvez ele possa indicar algum tratamento que dê mais qualidade de vida ao seu senhorzinho! Com relação ao estresse com a sua ausência, também indico procurar ajuda de um veterinário especialista em comportamento, ou até mesmo de um homeopata.

    • 25 de Abril de 2013 às 6:54 pm
      Daniel Zanford

      Deve ser ostoporoze canina se ele tiver com dificilmente de andar ok? pastor alemão nessa idade e comum

  8. 1 de Março de 2013 às 6:19 pm
    Eliene

    ola. tenho um filhote de pastor alemão de 45 dias. ja trouxe ele p casa com o rabo quase todo sem pelo, tem uma crosta dura, q coça e ta caindo ainda mas o pelo do rabinho dele. e a urina dele ta muito amarela. o que devo fazer? na minha cidade nao tem veterinario.

    • 3 de Março de 2013 às 9:01 am
      Aline Ailetos

      Olá Eliene,
      Apenas um veterinário poderá dizer o que fazer. Procure algum veterinário em cidades próximas.

  9. 23 de Abril de 2013 às 4:15 pm
    fatima cunha

    oi tenho um filhote de pastor alemão de77 dias só q ele não late isso é normal?

    • 24 de Abril de 2013 às 11:25 am
      Aline Ailetos

      Oi Fatima,
      Pode acontecer sim de o filhote demorar um pouco para começar a latir. Porém, converse com o veterinário que está cuidando da vacinação dele para ver se é preciso checar alguma coisa.

  10. 25 de Abril de 2013 às 6:51 pm
    Daniel Zanford

    Olá,tenho uma pastor alemão femia de 7 meses as vezes quando eu abro o portão ela vai e ica olhando pra rua porque isso aconteçe? e quando eu saio de casa e volto toda hora vejo ela no portão sera que e o faro dela que sente o cheiro do dono e fica la esperando? Aguardo sua reposta desculpe o emcomodo
    Grato,
    Daniel Zanford

    • 26 de Abril de 2013 às 3:48 pm
      Aline Ailetos

      Oi Daniel, os cães se distraem com o movimento da rua, por isso eles gostam de ficar no portão. E pode ter certeza que quando você está chegando em casa, sua pastora já está sentindo seu cheiro há muito tempo!

  11. 4 de Maio de 2013 às 8:47 pm
    valdimar

    Olá tenho um pastor capa-preta que já tentei de todo tipo de raçao ,mas ele nao se dá,vive com diarreia,ela passa volta e nao tem fim,ele ja tem 4 anos ,ja dei pedigree,tutano e até outras marcas mais baratas mas nao tem jeito,hoje eu voltei pra pedigree mas ele continua assim,dou seu remedio de vermes a cada 4 meses d—— p—,mas nao sei oque é ,já chamei um veterinario em casa ele passou algumas injecoes ele ficou bom durante 20 dias depois voltou de novo.

    • 6 de Maio de 2013 às 2:00 pm
      Aline Ailetos

      Olá Valdimar,

      É preciso com o auxílio de um veterinário investigar a causa da diarréia. Ele pode ser intolerante a algum componente da ração e, dessa forma, é importante discutir com o veterinário tipos de alimentação alternativos.

  12. 12 de Maio de 2013 às 5:58 pm
    Julianna Rojas

    Ola, tenho 2 cachorros da raca Westie, um macho e uma femea, e 2 gatos, tambem um macho e uma femea. Pretendo comprar um filhote de pastor, mas me preocupa muito a convivencia entre os animais. Ja li varias materias que se referem ao pastor como um cao docil com outros animais, mas queria saber se eh isso mesmo e se ha alguma recomendacao. Obrigada. Julianna

    • 13 de Maio de 2013 às 1:53 pm
      Aline Ailetos

      Olá Julianna,
      O pastor alemão costuma ser dócil com outros animais, eu conheço um que convive bem tanto com outros cachorros quanto com gatos. Porém, tem que cuidar da socialização e, de preferência, adestrá-lo, pois é um cachorro grande. E certifique-se de adquirir o filhote de um criador sério.

  13. 19 de Junho de 2013 às 10:20 pm
    wanderton

    o que da se eu crusar meu pastor alemao capa preta femea com um pastor branco, me ajuda estou com medo de ficar feio

    • 20 de Junho de 2013 às 9:08 am
      Aline Ailetos

      Wanderton,

      Não recomendo este cruzamento, não somente pela preocupação com relação à aparência, como também e principalmente por causa da saúde dos filhotes. Sem um conhecimento profundo do histórico de saúde dos progenitores destes cachorros você corre um grande risco de ter filhotes com sérias doenças, como algumas que mencionei no texto.

  14. 21 de Junho de 2013 às 1:19 am
    Elizabeth

    Olá,
    Tenho um pastor alemão fêmea, linda! Keith. Ela tem 13 anos e 4 meses. Está obesa por que tem displasia e já quase não anda. Vive com infecções de pele que são tratadas e depois voltam por todo o corpo e agora está com ferimentos na pata que parecem calos e vão aumentando. Já levei várias vezes ao veterinário, ela é medicada e depois volta á esse mesmo quadro. Moro em apartamento e ela vive na casa do meu pai, mas ele vai embora do estado e agora estou desesperada, pois não sei o que fazer e recorrer. Já não temos mais dinheiro para investir com remédios e sei que não há lugar que cuide de um cão tão idoso. Se puder, me dê um auxílio do que fazer. Sei que a situação é difícil, mas não sei o que recorrer e quero o melhor para ela. Obrigada!

    • 23 de Junho de 2013 às 11:07 am
      Aline Ailetos

      Oi Elizabeth,
      Que triste a situação dela, não sei há quanto tempo a doença foi diagnosticada, mas a obesidade é o primeiro fator a ser evitado em cães com displasia, pois agrava o quadro. Muitos veterinários indicam fisioterapia além da medicação para controlar a doença. O que eu posso te aconselhar é a buscar a opinião de outro veterinário para ver se há algo que possa ser feito para melhorar a qualidade de vida dela.

  15. 24 de Julho de 2013 às 9:42 am
    Bruna Guimaraes

    Olá, adquiri um pastor capa preta filhote está com 3 meses somente, e estou na dúvida na quantidade de ração e quantas vezes ao dia devo dar a ela por dia. Estou dando somente 2x ao dia, manha e final do dia, mas nao sei se seriam poucas vezes… Como ela tambem nao tomou a ultima dose de uma vacina q nao a deixa pegar doencas de outros caes, nao estou podendo passear com ela e percebo q mesmo brincando e ela tem um quintal razoavel pra brincar, ela anda com muita energia, tem algo q possa fazer para ela gastar mais energia?
    Obrigada, Bruna

    • 24 de Julho de 2013 às 6:18 pm
      Aline Ailetos

      Oi Bruna,

      É recomendado dar de 3 a 4 refeições por dia para os filhotes. Depois de adulto, você pode dar apenas duas refeições diárias. E filhotes têm muita energia, você pode fazê-la gastar um pouco de energia brincando de jogar bolinha para ela ir buscar e pode ensinar alguns comandos de obediência para estimulá-la mentalmente.

  16. 30 de Agosto de 2013 às 8:34 pm
    paulo cesar

    como faço para adotar um pastor , moro em belo horizomte

  17. 16 de Setembro de 2013 às 4:00 pm
    Marisa

    Boa tarde, tenho um pastor alemão com 4 semanas, ele tem o rabo encaracolado. Vocês acham que é normal? Ou já deveria ter o rabo para baixo? Tenho medo que não seja puro :( Obrigada

    • 21 de Setembro de 2013 às 8:56 am
      Aline Ailetos

      Bom dia Marisa,

      Acho que ele ainda é muito novinho para afirmar alguma coisa. E mesmo que não abaixe, não quer dizer que não seja puro, pois acontece de alguns pastores puros apresentarem esta característica.

      Eu não me preocuparia com isso, a não ser que sua intenção seja levá-lo a competições e exposições.

  18. 16 de Setembro de 2013 às 6:40 pm
    Luzmaria Mafra

    Olá
    No dia dos namorados deste ano eu ganhei do meu marido um filhote de pastor alemão capa preta – dia 18 de agosto ele completa 5 meses. A caderneta de vacinação está completa, já fez o teste de leshimaniose, toma vermífugo toda vez que toma vacina e tem uma alimentação à base de ração premium com mais porcentagem de proteínas. Nós cuidamos dele com muito carinho e atenção e seu canil é limpo, arejado e coberto. Ele passeia duas vezes ao dia. A minha dúvida é a seguinte, meu cachorro anda com o rabo levantado… o rabo dele tem pelagem negra e já está aparecendo o fio mas comprido … mas ele não fica como os cães que vejo em fotos com o rabo abaixado. Por que será? Aguardo retorno da minha pergunta. Um abraço.

    • 21 de Setembro de 2013 às 9:01 am
      Aline Ailetos

      Olá Luzmaria,

      Primeiramente, gostaria de dizer que fico feliz de saber de todos os cuidados, atenção e carinho com ele. Muitos fatores podem fazer com que o rabo fique levantado e pode ser que com o tempo ele comece a manter o rabo mais abaixado.

  19. 17 de Setembro de 2013 às 10:37 pm
    Nara moro em itaipuaçú maricá

    boa noite … tenho um cachorro pastor alemão q se chama fox tem 9 anos de idade, mandei ele pra veterinaria onde a uns meses atras fez uma pequena cirurgia na orelha esquerda por ter estourado um vaso dentro do ouvidom graças a Deus ficou otimo, mas essas semana liguei e pedi pra busca-lo pra das banho e uma desbastada no pelo , sendo q quando ele chegou percebemos q ele estava arastando a patinha esquerda trazeira e a noite e começou a ter diareia durante 4 dias e começamos a dar soro e dei um comprimido pra segurar o entestino ai melhorou , só q agora de ontem pra hj ele começou a urinar msm deitado e tbm esta arastando o quarto do lado esquerdo ñ sei oq faço por favor me ajude ñ tenho carro e as veterinarias por aqui são muito caras , se eu tivesse carro levaia ele no vital brasil em niteroi mas infelismente ñ tenho 17/09/2013

    • 21 de Setembro de 2013 às 9:15 am
      Aline Ailetos

      Bom dia Nara, se ainda não o levou, é preciso levá-lo ao veterinário com urgência. De outra forma não é possível descobrir o que ele tem.

  20. 28 de Outubro de 2013 às 7:30 pm
    Valdete

    Oi,
    Meu namorado tem dois cães pastores, a fêmea tem três anos e apresenta displasia coxo-femural, ele os ama, e cuida com todo carinho, deu vacinas, levou a cachorra ao veterinário e ele quer 7 mil reais por cada prótese, mais 500,00 de cada anestesia, daria um total de mais de quinze mil reais, somos pobres, não temos nem carro, foi um caos pra encontrar alguém pra levar, o preço é esse mesmo? achei um absurdo. Existe algum tratamento alternativo, quais os riscos dessa cirurgia de prótese total? Existe alguma tabela que o veterinário deva seguir, ou ele pode cobrar quanto quiser? Agradeço a atenção, se puder responder. Obrigadaaa.

    • 4 de Novembro de 2013 às 9:51 am
      Aline Ailetos

      Oi Valdete,

      Existem tratamentos para o controle da doença através de medicação. Antes de se decidir pela cirurgia, que eu acredito que seja indicada apenas para quadros mais severos da displasia, eu levaria a cachorra em outro veterinário para uma segunda avaliação.

  21. 7 de Novembro de 2013 às 11:36 pm
    Ângelo

    oi , ontem fui buscar um pastor alemão femea toda preta com as patas castanhas e os antigos donos disseram que era puro, mas não vi os pais da cachorra, eles me disseram que o pai é preto e a mae castanho afogueado. tem 3 meses e pesa apenas 4,5kg. o que o normal deveria ser por volta dos 7kg certo? e parece-me um bocado pequena para 3 meses…
    e pode-me dizer como posso mesmo confirmar se é puro ou não? se tiver os 2 sinais em cada lado do focinho , o ceu da boca preto e os lábios pretos é puro?

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*