Tenha um veterinário de confiança Categoria: Veterinário | 9 de Setembro de 2011 | Por: Aline Ailetos 0

Dia 09 de Setembro é o dia do Médico Veterinário. Dessa forma, o texto de hoje lembra da importância deste profissional para a saúde dos nossos animais de estimação, para a nossa saúde e para o mio ambiente. Neste texto, é recomendado também a todos os donos de cães e gatos terem um veterinário de confiança.

Hoje, 09 de Setembro é o dia comemorativo de um profissional de fundamental importância para todos nós. Hoje é dia do Médico Veterinário. Este profissional deveria ser é um velho conhecido de todos nós que temos animais de estimação em casa, pois ele é o responsável por zelar pela saúde dos nossos bichos. Além disso, um veterinário é essencial para a nossa saúde também, pois ele atua no controle das zoonoses e o responsável pelas condições sanitárias nas indústrias de alimentos de origem animal que consumimos. Ele é ainda um agente importante na preservação do meio ambiente, especialmente na defesa de animais silvestres, além de outras atribuições. Esta é sem dúvida uma bela profissão, porém por ser medicina exige muito estudo, dedicação e preparo emocional para lidar diariamente com a vida e a morte. Eu não sei se eu saberia lidar muito bem com isso.

No entanto, vamos nos concentrar nos veterinários que cuidam diretamente dos nossos animais de estimação. É fortemente recomendado que todos os donos de cães, gatos e outros bichos de estimação tenham um veterinário de confiança. Mas como confiar em alguém para cuidar da saúde dos nossos animais? A escolha deste profissional é bastante difícil, uns escolhem por preço, outros por recomendação, outros por simpatia, outros por proximidade de sua residência, outros ainda por especialização. Estes e outros critérios para esta decisão são subjetivos e até pessoais, porém dão uma ideia da competência do profissional.

Vou dar o exemplo do que aconteceu com a minha família e eu, que não tínhamos um veterinário de confiança e tivemos que passar por cinco deles no ano passado para descobrir o que um dos nossos cachorros tinha. Foram cinco diagnósticos ou suspeitas diferentes, vários tratamentos, diversos exames, inúmeros medicamentos, muitos meses de sofrimento e gastos. O lado bom neste caso, foi que encontramos o nosso veterinário de confiança.

Um veterinário de confiança não se preocupará com o quanto, como e quando você irá pagar, uma vez que vocês desenvolveram uma relação de confiança mútua. Além disso ele irá te atender e tirar as suas dúvidas por telefone mais facilmente. E finalmente, quando uma doença foge da especialidade dele, ele irá te indicar o profissional mais recomendado para o caso.

Portanto, aos que ainda não contam com um veterinário de confiança, muita atenção na escolha. Ela é fundamental para a saúde do seu estimado bicho.

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*