Vai ter um novo cachorro? Confira os acessórios indispensáveis para cães Categoria: Cachorro | 22 de Novembro de 2012 | Por: Aline Ailetos 0

Quem vai ao pet shop pode enfrentar um grande problema: decidir quais dos inúmeros acessórios comprar para o seu novo cão. Se você é um dono de primeira viagem então, a indecisão pode ser maior ainda. São tantos os acessórios para cachorros existentes hoje que é difícil escolher o que levar ou mesmo saber o que realmente é preciso comprar.

Neste artigo você encontrará algumas dicas do que é preciso comprar para o seu cachorro, mesmo que você já tenha outro cão em casa.

 

Ração e comedouro

Uma das primeiras preocupações de quem aguarda a chegada de seu novo cachorro está relacionada a sua alimentação. Se o cachorro vier de um abrigo, de um protetor ou de um canil, procure saber qual é a ração que ele já está comendo, mesmo que você queira dar uma outra ração para ele. É muito importante que a troca da ração dada ao cão seja feita de forma gradual, pois a mudança repentina na alimentação pode provocar diarreia, o que é especialmente perigoso se o seu novo cão for ainda filhote. Caso você vá trocar a ração do seu cachorro compre o menor pacote que encontrar, pois em uma semana é possível trocar completamente de ração.

Crédito: Matt_Smith2012

Dê uma especial atenção à escolha do comedouro e bebedouro que você irá comprar para o seu cão. Procure um comedouro adequado para o tamanho do seu novo cão. Os comedouros de plásticos são os mais fáceis de serem encontrados, porém não são os mais recomendados, principalmente se for utilizado para a água. Vasilhas de plástico são mais difíceis de serem higienizadas, são mais leves e podem entornar e são fáceis de serem destruídas por cães mordedores. Prefira comprar um comedouro de inox para o seu cão, pois apesar de mais caro, é mais resistente às mordidas e, por consequência, dura mais. Além disso, é mais fácil de ser higienizado e mais difícil de ser contaminado por bactérias. Para mais informações sobre comedouros, leia o artigo Comedouros e Bebedouros do Cachorro Verde.

 

Caminha e casinha

caminha de cachorroUm cão procura um lugar confortável para deitar e se você não quer que ele escolha o seu sofá ou a sua cama, recomendo que você adquira uma caminha. Existem diversas opções de caminhas para cachorros, o ideal é que você escolha uma que tenha um tamanho adequado para ele, que seja resistente e que possa ser facilmente lavada. Cães também gostam de deitar em lugares protegidos, especialmente quando se sentem ameaçados. Dessa forma, é importante manter a caminha em um local seguro ou providenciar uma casinha, principalmente se o seu cão for dormir no quintal. A casinha não deve ser tão grande, pois pode não oferecer a sensação de segurança de que ele precisa. O tamanho ideal da casinha do seu cão deve ser aquele que permita que ele fique em pé e que dê uma volta sobre o próprio corpo.

 

Coleira e guia

coleira para cachorroEstes dois acessórios estão ligados à segurança do seu novo cachorro. É recomendado que você mantenha uma coleira com identificação no seu cão mesmo que ele fique somente em casa, pois em caso de fuga, a pessoa que o encontrar pode facilmente entrar em contato com você. Para isto, a placa de identificação deve conter o nome do seu cachorro e um meio de contato com você, seja seu telefone, seu celular, seu e-mail ou quem sabe seu face!

Para a grande maioria dos cães é necessário passear diariamente e isto deve ser feito com você. Não deixe seu cachorro solto na rua, pois isto pode ser perigoso para ele e pode causar desconforto pela vizinhança. Quando for passear com seu cachorro, mantenha-o sempre na guia e evite acidentes. Leia sobre a Guarda responsável de cães e gatos.

Crédito: Jason Hargrove

 

Roupinha

roupa para cachorroApesar de existir uma infinidade de roupas para cachorros, elas só são realmente necessárias no frio. Neste caso, escolha uma roupa feita especialmente para cães, pois o material utilizado na confecção é ideal para eles. A roupa do seu cão também deve ser confortável e adequada ao seu tamanho, não pode apertar ou limitar seus movimentos. Escolha uma roupinha para proteger o seu cachorro do frio e não para ficar bonitinho, pois em geral, aquela roupinha toda enfeitadinha pode causar desconforto no seu cão.

 

Crédito: Eco-Pup

 

Outros acessórios para cachorros

Cães precisam de banhos regulares e para isso é necessário providenciar um shampoo próprio para a espécie. Brinquedos próprios para cães são interessantes para distrair o seu cachorro e quem sabe até convencê-lo a não destruir seus calçados!

E tão importante quanto providenciar estes acessórios para o seu cão é levá-lo logo no inicío e depois regularmente durante toda a sua vida ao veterinário.

Aline Ailetos

Blog | Twitter | Facebook | Google+

Introvertida, observadora, bióloga de formação. Apaixonada pelos bichos de estimação e sensibilizada pela causa animal. Defensora da guarda responsável de animais domésticos.

© Meu dono é o bicho - Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia parcial ou total deste texto. Plágio é crime previsto pela Lei nº 9610/08.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados por *

*
*